imagem do onda

sexta, 27 de maio de 2016

Gruta do Mimoso, a mais nova atração de Bonito-MS

Mais uma novidade está para ser lançada na cidade de Bonito/MS, a Gruta do Mimoso promete belezas naturais incríveis que todos poderão usufruir.

Jéssica de Andrade - H2O Ecoturismo

Gruta do Mimoso(Foto: Fernando Perez)

A família Arruda de Bonito/Ms responsável pela gruta contou tudo sobre o atrativo, e nós vamos deixar vocês por dentro de todas as novidades! 

Há um tempo atrás, havia pessoas invadindo o local, riscando as pedras e derrubando as estalactites, por isso a Gruta do Mimoso não está disponível para visitações, ainda. Essa herança de família que pertencia ao João Alves de Arruda, hoje pertence ao Elzito Alves de Arruda que deu início a toda a papelada de certificação para a visitação do local. “Naquela época na década de 1990 ninguém dava atenção para a gruta, até consideravam a existência da gruta um problema, pois seria melhor ter pasto no local para a criação de gado, do que uma caverna.” - Diz o filho do proprietário Erick Arruda.

De acordo com o Time de Exploração e Mapeamento Cavernas Subaquáticas, a Gruta do Mimoso é considerada pela comunidade internacional de mergulho em cavernas, como uma das mais bonitas cavernas alagadas do mundo. Possui espeleotemas raríssimos como Crostas e Cones. Apesar desta caverna não ter sido a primeira cavidade alagada a ser mergulhada no Brasil, na década de 1990 foi a principal caverna aberta para mergulho do país. Praticamente todos os mergulhadores de cavernas brasileiros da primeira geração iniciaram seu treinamento nesta Gruta.

Batemos um papo com Thaís Arruda (20), filha do proprietário da Gruta do Mimoso. Formada em gestão ambiental, a herdeira, diz que tem planos para a gruta e nos explicou tudo sobre essa maravilhosa atração que estará em breve, disponível para visitações e passeios em Bonito/MS.

Bom dia Thaís. Queríamos saber um pouquinho da história de como vocês acharam a Gruta do Mimoso?
Bom dia! Bom, vamos lá. A gruta ficava na fazenda do meu avó, João de Arruda, já falecido. Esse tempo ela já funcionava. Não fomos nós ( meu pai) que " desbravou ela" posso dizer assim. Ela tem milhares de anos, mais posso dizer que minha família foi a única proprietária da área.

Foi herança do seu avô ? Vocês sabiam que a fazenda tinha a gruta ou acharam ela depois ? A propriedade ficou sendo do seu pai?

Sim era do meu avó, sempre soubemos da existência dela, ate então a madrasta do meu pai após o falecimento do meu avô, abriu a gruta para o mergulho onde funcionou por alguns anos, porém fecharam lá por 2007, 2008 porque estava trabalhando ilegalmente. Após isso ela vendeu a área que ela tinha direito na fazenda, e meu pai herdou a parte da gruta. Quando a madrasta do meu pai operava a Gruta do Mimoso, meu pai nunca se envolveu com trabalhos.. Após meu pai pegar a área, ele arrendou para os mergulhadores Ismael Scotte e o Juca Ygarape. Meu pai é o proprietário legal, e tem uma sociedade de 10 anos com o Juca Ygarape e com o “Tuta”, José Lourenço Barroco Neto, mergulhador profissional também.

Quais foram os primeiros mergulhos profissionais?
Os mergulhos começaram em 1991 por franceses em uma expedição que foi organizada na época por espeleológicos. Augusto Auler foi uns dos primeiros mergulhadores, ele era o chefe que comandou a excursão de 1991.

Tem previsão para a inauguração já? Quais serão as atrações ? Os visitantes poderão mergulhar na Gruta?
Não temos previsão de inauguração ainda, se possível até o final do ano. Estamos esperando a licença do Imasul, já temos licença prévia mais precisamos da licença de instalação e operação. Serão abertas atrações para mergulho de batismo até 8 metros, flutuação, passeio de bote e mergulho profissional com credencial. O lago da Gruta tem mais de 70 metros, ela é dividida por salões, não tem nenhuma caverna alagada em bonito MS onde o turista possa entrar mergulhar e flutuar, ela já tem seu diferencial, porém, somente mergulhadores profissionais e credenciados poderão mergulhar no lago da Gruta.

O QUE ACHOU DESSA NOTÍCIA? DEIXE O SEU COMENTARIO ABAIXO: