BONITO / MS

31�

21�

terça, 30 de novembro de 2021

quinta, 26 de agosto de 2010

Bonito: O Conselho Municipal de Turismo

O Conselho Municipal de Turismo - COMTUR, de Bonito-MS foi criado em 1995, fruto de um programa nacional que visava implementar uma política municipal em cidades que  tivessem potencial turístico real e efetivo. Tratava-se do Plano Nacional de Municipalização do Turismo - PNMT do Governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso.

Assim, seguindo as diretrizes do Plano, a Prefeitura Municipal de Bonito coordenou os trabalhos juntamente com o SEBRAE-MS para a criação do Conselho de Turismo local, procurando agregar todos os segmentos envolvimentos diretamente com a atividade turística na comunidade. Após oficinas e reuniões para amadurecimento da idéia, em junho de 1995, a Lei Municipal 695/95 instituiu o Conselho Municipal de Turismo, junto a Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento - atual Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio - SECTUR.

O Conselho desde então tem funcionado como um órgão deliberativo, consultivo e de assessoramento, responsável pela conjunção entre o Poder Público e a sociedade civil.  Sendo também sua função promover o turismo como fator de desenvolvimento social, econômico e cultural; fomentando o desenvolvimento ou a criação de condições para o incremento e o desenvolvimento da atividade turística no município.

Os recursos financeiros do órgão advém do Fundo Municipal de Turismo - FUMTUR, criado em 1995, também através da Lei 695/95. Recursos estes que são originados unicamente na visitação do Monumento Natural da Gruta do Lago Azul - sendo atualmente o valor de R$8,00 (Oito Reais) por pessoa destinado ao Fundo, o que corresponde a 32% (trinta e dois por cento), do valor total (de R$ 25,00) pago pelo visitante.

Em oito anos de atuação a comunidade bonitense tem se esforçado bastante para tornar a iniciativa uma ferramenta, cada vez mais útil e importante para o sistema turístico local. Tendo sido feitas inúmeras ações nos últimos anos buscando a profissionalização e melhoria da qualidade de serviços do Destino Turístico.

A responsabilidade do Conselho, hoje formado por treze conselheiros que representam Associações ligadas ao turismo e os poderes executivo e legislativo, é muito grande, uma vez que mais de 65% da mão-de-obra local está diretamente envolvida com o turismo, existe uma sólida infra-estrutura de serviços turísticos montada - havendo ainda toda uma questão de uso turístico sustentável de recursos naturais que merece atenção e cuidado constante.

Importante ressaltar que os Conselheiros são pessoas da comunidade, com dedicação voluntária, que precisam exercitar a todo instante a representatividade de classe, a análise justa, e não tendenciosa, o associativismo e a responsabilidade social.

Neste contexto e buscando otimizar os esforços e direcionar a atuação do COMTUR foram contratados serviços de consultoria independente (Trevelin & Méier - Cursos e Consultoria) para desenvolver e implementar um Planejamento Estratégico para o próprio Conselho no ano de 2003. A intenção é que a partir daí o processo turístico no município seja mais ordenado e, principalmente, que o desenvolvimento seja integrado e contínuo.

Resultado disso é a Missão do COMTUR criada este ano:

"Fomentar e normatizar a atividade turística no município de Bonito, de forma integrada e sustentável, visando o desenvolvimento econômico e social de toda a comunidade, através da excelência na qualidade dos serviços".

O próximo passo agora é fomentar a cultura do planejamento turístico participativo em todas as associações que fazem parte do Conselho - balizando para o desenvolvimento integrado da comunidade.

COLUNISTA

Ana Cristina Trevelin

ana@portalbonito.com.br

Administradora, pós-graduada em Gestão e Manejo Ambiental, com cursos extra-curriculares nas áreas de turismo, meio ambiente e empreendedorismo. Consultora para Gestão e Planejamento em Turismo através da Bionúcleo – Gestão Ambiental e Empresarial e membro docente do IESF/UNIGRAN, nos Cursos de Administração Rural e Turismo.

COMENTÁRIOS

Site desenvolvido por: