imagem do onda

Notícias de Bonito MS

Destaque

 Concorrendo no tarifário com outros roteiros no mesmo período, Bonito terá um julho especial e mais acessível por via aérea com a maior oferta de voos em um mês de alta temporada: a Azul anunciou que vai operar todos os dias e a Gol sairá de Congonhas direto para o destino durante 22 dias, não operando apenas às segundas e sextas-feiras.

A ampliação da malha aérea, meta da Fundação de Turismo de MS (Fundtur), do município e do trade da Rota Bonito Serra da Bodoquena, impulsiona o fluxo turístico em um mês de maior movimento na região. Em julho do ano passado Bonito recebeu público recorde (29.519 visitantes, segundo o Observatório do Turismo), com 3.036 desembarques no aeroporto regional e 67% de ocupação hoteleira.

A Azul, que voa quatro vezes por semana para Bonito, anunciou os voos extras com saída às 10h55 e 11h05 de Viracopos, aeroporto de Campinas (SP). A Gol vai decolar às terças, quartas, quintas, sábados e domingos de Congonhas, às 14h05.

Mais competitivo

Além de facilitar o acesso de brasileiros e estrangeiros à Capital do Ecoturismo do Brasil, o aumento no número de voos das duas companhias torna a rota competitiva no mês das férias, conforme simulação realizada pela Crisval Tour, agência do Zagaia, resort que integra a rede hoteleira de Bonito.

Em cotação feita para um mesmo período de julho, a tarifa de ida e volta do voo São Paulo-Bonito se equiparou a outras duas rotas (São Paulo-Recife e São Paulo-Porto Alegre) de maior procura, numa demonstração de que Bonito se fortalece no concorrido mercado das aéreas.

“Podemos esperar um aumento na procura do destino para o mês com mais opções de chegadas e partidas e com a comodidade que os novos voos proporcionam”, avaliou Gitane Klain, gerente da agência. “Teremos mais facilidade de vender o destino com pacotes com aéreo incluso chegando em Bonito e, assim, trabalharmos melhor o público fora do Estado.”

Voos o ano todo

Para o diretor-presidente da Fundtur/MS, Bruno Wendling, a ampliação dos voos para o melhor destino de ecoturismo do Brasil é resultado das ações estratégicas do Governo do Estado na captação de mais voos para Mato Grosso do Sul e a resposta de Bonito e região com a crescente demanda por mais assentos, com expectativa de alta taxa de ocupação em julho.

“Esse incremento de novos voos pelas duas companhias é muito significativo e reflete no trabalho que a fundação tem realizado nos últimos anos, com o objetivo de melhorar a logística e oferta de assentos ao nosso principal destino. O fluxo cresceu 50% e essa demanda é mais do que suficiente para Bonito receber voos diários durante o ano todo”, disse ele.

Lucas Alves Ferreira, presidente do Comtur (Conselho de Turismo de Bonito), avalia como altamente positivo o incremento de voos para julho, com reflexos diretos no aumento do fluxo de visitantes no mês. “A malha diária vem ao encontro da busca de Bonito por conexões mais rápidas e eficientes dentro e fora do país, atraindo um público com maior poder aquisitivo”, comentou.

Destaque

 O prefeito Josmail Rodrigues e a secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Juliane Salvadori, receberam os integrantes do Instituto Ciudades Del Futuro (ICF), Gonzalo La Rosa e Nicole Facuri, vindos de Buenos Aires, Argentina. A reunião teve como objetivo discutir as tratativas para a realização da Feira Internacional de Destinos Inteligentes (FIDI) em Bonito, no ano de 2025.

A FIDI é um evento de grande relevância no cenário internacional, voltado para a promoção e compartilhamento de experiências e conhecimentos sobre o modelo de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI). Com a expectativa de reunir cerca de 1.000 pessoas em Bonito no próximo ano, a feira representa uma oportunidade ímpar para a troca de ideias e ações voltadas para o turismo.

O evento será realizado pela Prefeitura de Bonito em parceria com a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul. A Feira Internacional de Destinos Inteligentes será um marco para Bonito e para o estado, impulsionando ainda mais a capital do Ecoturismo como um destino turístico de excelência.

Destaque

 O Festival de Inverno de Bonito promete agitar o cenário cultural em 2024 com uma programação diversificada e empolgante. Artistas renomados como Zé Ramalho, Olodum, Monobloco, Alexandre Pires, Sandra de Sá e a dupla Teodoro e Sampaio estão confirmados para animar o público durante o evento, que ocorrerá de 21 a 25 de agosto.

O secretário Marcelo Miranda, responsável pelas áreas de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania, confirmou a excitante programação. Além dos grandes nomes da música, o festival, em sua 23ª edição, oferecerá uma ampla variedade de atividades culturais, incluindo apresentações teatrais, de dança, e exposições de arte e artesanato. Este evento consagrado é uma celebração imperdível da rica diversidade cultural de Mato Grosso do Sul, destacando Bonito como destino turístico de destaque na região.

Festival

O Festival de Inverno de Bonito, considerado o principal evento cultural de Mato Grosso do Sul, continua atraindo multidões de entusiastas, especialmente devido aos seus renomados shows nacionais.

Em 2023, o evento registrou a presença de mais de 100 mil pessoas durante os cinco dias de celebração. O Palco das Águas foi palco de apresentações marcantes de artistas como Paulinho Moska, Maria Gadú, Fafá de Belém, Iza, Emicida e Trio Parada Dura, encantando o público presente.

Uma novidade que fez sucesso foi o Festival Bonitinho, destinado a promover a participação das famílias por meio de uma programação especialmente elaborada para as crianças. Shows de Palavra Cantada e Mundo Bita foram algumas das atrações que encantaram os pequenos e suas famílias durante o evento.

Destaque

 A gastronomia de Mato Grosso do Sul é uma mistura de sabores e temperos que vem desde a ancestralidade indígena às influências da fronteira, mas sendo um estado novo ainda busca seu reconhecimento. Para o chef Felipe Caran, embaixador sul-mato-grossense do 2º Circuito Gastronômico “Isto é MS” – Sabores da Terra, o evento promovido pela Companhia de Gás de MS (MSGÁS) é um primeiro passo para se buscar essas referências e valorizar os produtos do Cerrado.

“O Circuito Gastronômico está levantando a bandeira da nossa cozinha regional e sobretudo do Cerrado, que é muito rico em leguminosas, temperos e frutas, como o urucum, pequi, o jenipapo e a guavira”, disse. “O circuito mostra as nossas essências e sofisticação com essa visão e foco nos ingredientes, o que é muito válido, em uma explosão de sabores e pratos criativos, e também que existe uma cultura gastronômica do arroz carreteiro e da carne de sol que traduzem a nossa identidade.”
Esta edição do Circuito Gastronômico, que será realizada de 6 a 21 de maio nas cidades de Campo Grande, Bonito, Corumbá e Três Lagoas, contempla 23 ingredientes locais: baru, pequi, guavira, nicola, carne de sol, mel do Pantanal, linguiça de Maracaju, erva-mate, polvilho azedo e doce, farinha de milho saboró, galinha caipira, pintado, mocotó, miúdos, derivados de búfalo, coentro, pacu, farinha de mandioca de Furnas, palmito/guariroba, mandioca, traíra e sobá.

Rede de sustentabilidade

“Esse ano ampliamos a lista dos ingredientes, incluindo a traíra, muito pescado em nossos rios, e os derivados (carne e leite) de búfalo, mais frutas e o mocotó, usado tanto para o cozido e o ensopado e também na geleia como sobremesa, com a ideia de que as pessoas que trabalham com gastronomia no Estado apontem o que temos de melhorar na nossa produção artesanal de alimentos”, realçou o chef Paulo Machado, embaixador internacional do Circuito Gastronômico.
Machado destacou que o evento, além de agitar a gastronomia do Estado e fomentar o turismo, vem para celebrar e apoiar os restaurantes e similares, os quais, por sua vez, utilizam ingredientes de agricultores de alimentos locais. “Então, entendo que o circuito trabalha toda uma rede de sustentabilidade e hospitalidade, ligando as pessoas que nos visitam a negócios ou a turismo, os participantes, a excelência dos restaurantes e os produtores de alimentos”, comentou.

Com o apoio da Fundação de Turismo de MS (Fundtur), o 2º Circuito Gastronômico “Isto é MS” – Sabores da Terra conta com a realização de Márcia Marinho, que atua no segmento como hunter de novos nomes de chefs, produtos e estabelecimentos e criadora de um dos maiores portais de gastronomia do Estado (Saborise) e do Festival de Carnes de MS; José Marques, apresentador de Festas e Eventos TV, veiculado no site Campo Grande News, TVMS Record e CBN Campo Grande, e realizador do Noiva Fashion e do KidsfashionMs; e do Sindha/MS (Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Mato Grosso do Sul).