imagem do onda

sábado, 05 de julho de 2008

Palestra sobre o Projeto Navega Pantanal será hoje

MS Notícias

Hoje, às 13h, será realizada a palestra "O Projeto Navega Pantanal" na Base Santa Otília, localizada no município de Porto Murtinho. A palestra será ministrada pelo assessor técnico do projeto, o professor Luís Morente, que apresentará para um público de 300 pessoas o conceito do Navega Pantanal e como ele está melhorando a qualidade de vida da família pantaneira.

O evento contará com a presença do prefeito do município de Porto Murtinho Nelson Cintra Ribeiro, da diretora das escolas rurais professora Clemência Donatti, da Secretária de Educação de Porto Murtinho Rita Padilha, autoridades, estudantes e representantes da comunidade pantaneira.

De acordo com Morente, divulgar Projeto nas cidades onde as bases estão instaladas é importante para o crescimento do mesmo. "As palestras são fundamentais para esclarecer a comunidade sobre a importância do Navega Pantanal e como cada um pode contribuir para o seu fortalecimento", afirmou Morente.

Navega Pantanal

O Projeto Navega Pantanal desenvolvido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e pela Fundação Manoel de Barros (FMB) em parceria com a Anhanguera/UNIDERP, visa oportunizar a inclusão digital em comunidades remotas do Pantanal, isoladas de fontes de tecnologia e comunicação, além de capacitar produtores, trabalhadores e empresários rurais vinculados ao agronegócio em diversas áreas de produção e gestão.

No total, 25 bases informatizadas com sinal via satélite foram instaladas no Pantanal, possibilitando que os participantes tenham acesso à Internet, cartilhas eletrônicas e vídeos didáticos. As aulas são ministradas nos estúdios da UNIDERP Interativa, em Campo Grande e transmitidas via satélite para as bases. Cada base possui um professor capacitado para realizar o atendimento local.

Em 2007, o projeto trabalhou vários módulos referentes aos eixos temáticos "Práticas Agropecuárias", "Inclusão digital", "Fortalecimento de práticas pedagógicas", "Empreendedorismo e administração" e " Melhoria da qualidade de vida".

Os realizadores do projeto criaram o portal www.navegapantanal.fmb.org.br como ferramenta de apoio para as aulas. Os participantes acompanham o calendário de aulas, enviam recados, lêem noticias, baixam arquivos sobre os temas abordados e acompanham os acontecimentos importantes por meio das galerias de fotos. Na galeria de vídeos os visitantes podem assistir depoimentos de professores, alunos e proprietários rurais, que revelam os benefícios proporcionados pelo Navega Pantanal em suas vidas. Qualquer pessoa que visitar o portal pode se cadastrar e ter acesso a área restrita para conhecer melhor o funcionamento das ações desenvolvidas.

Também são parceiros do projeto a UFMS, Embrapa Gado de Corte, Embrapa Pantanal, Parque Regional do Pantanal, Famasul, Secretaria Estadual de Educação, SENAR e prefeituras de Corumbá, Rio Verde de Mato Grosso, Porto Murtinho, Corguinho, Miranda e Aquidauana.

O QUE ACHOU DESSA NOTÍCIA? DEIXE O SEU COMENTARIO ABAIXO: