sexta, 04 de julho de 2008
Gazeta de Piracicaba
Anderson Santos, de 16 anos, está feliz. Pela primeira vez na vida andará de avião. Ele irá para Porto Seguro nestas férias de julho, após muita insistência com os pais. "Como eu fui bem no primeiro semestre eles me deram este presente", comenta. Chega julho, momento de espairecer as idéias sempre carregadas de preocupação com afazeres escolares, provas e vestibular.
Cerca de cinco mil alunos de escolas particulares já entraram ou entram em férias a partir desta semana em Piracicaba. Um público adepto de viagens, como destaca o proprietário da agência Monte Alegre de Turismo, Aldano Benetton. "É uma época muito boa para viajar, que só perde em saída de pacotes turísticos para dezembro (outro mês de recesso escolar)". O empresário entende que o câmbio internacional enfraquecido favorece o hábito de viajar.
Ou seja, ao invés de procurar o Clube de Campo preferido, os jovens optam por conhecer melhor as praias ou pontos turísticos mais distantes. Entre os destinos mais procurados pela juventude está Porto Seguro, Cidades Histórias Mineiras, Fernando de Noronha e Bonito (em nível nacional) e a famosa trilha inca, no Peru, com destino a Machu Picchu (internacional). "O público estudantil conta com muita força no turismo atualmente".
Há aqueles que ainda não é desta vez que vão para o destino tão sonhado, embora não percam a esperança de que as próximas férias serão melhores. Ricardo Souza, de 15 anos, está em férias desde a semana passada. Mesmo com boa performance escolar, não terá nenhum pacote turístico como presente. "A gente precisa guardar o dinheiro que sobra para estudar por enquanto. Mas é só por enquanto".
AQUECIMENTO. O turismo nacional e internacional está aquecido de forma geral. O número de pedidos de pacotes turísticos está em alta por causa da queda do dólar e da facilidade para obtenção de documentos como passaportes e vistos. "Nunca se viajou tanto para Europa", comenta Aldano. Em relação a julho do ano passado, por exemplo, o crescimento já é de 15%. "São destinos como Bariloche, Lagos Andinos, EUA, Canadá, que as pessoas não têm deixado de ir".
Preparar a bagagem
Existe momento mais simbólico do que a hora de preparar as roupas e acessórios indispensáveis para sua viagem. Dicas são sempre importantes. Para viagem nacional, deve-se levar roupas adequadas a estação. Outra coisa importante: levar apenas o necessário. Parece óbvio para alguns, mas extremamente complicado para outros.
Em viagens internacionais não precisa usar cada dia uma roupa; deve-se levar roupas informais, mas caso haja algum imprevisto é bom ter uma peça de gala; nos EUA e Europa, a estação é contrária à do Brasil; e na bagagem de mão é bom levar uma peça de roupa, caso a bagagem seja extraviada.