Belezas naturais de MS são destaque em feira internacional de turismo
Município de Bonito foi selecionado para participar da ITB Berlin, maior feira de turismo do mundo
Por Naiara Camargo, Correio do Estado
Equipe bonitense na ITB Berlim (Alemanha)(Foto: Divulgação)
Belezas naturais de Bonito (MS) foram destaque internacional na ITB Berlim, maior feira de turismo do mundo.
O município foi selecionado, em edital de chamamento público da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), para dividir estande com cerca de 50 co-expositores brasileiros, entre destinos, regiões e empresas privadas.
A cidade foi representada pelo diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS), Bruno Wendling; secretária de Turismo, Indústria e Comércio do município, Juliane Salvadori e representante do Conselho Municipal de Turismo de Bonito (COMTUR), Karin Fernanda.
A ITB Berlim é uma feira do setor de viagens e turismo que abrange destinos, atrações, acomodações, transporte, alimentação, bebidas, passeios, produtos e outros serviços turísticos.
Oferece exposições, palestras, workshops e eventos sociais. O evento reuniu na Alemanha, neste mês, 100 mil pessoas, 5,5 mil expositores e 170 países.
Durante o evento, a equipe sul-mato-grossense participou de reuniões com jornalistas, operadores, plataformas online de viagem e sistemas de gestão interessadas no destino. Além disso, os servidores marcaram presença no Cooking Show, programa de culinária de TV, para divulgar a culinária local através da “Moqueca de Pintado”.
Sob o lema “Pioneiro na Transição em Viagens e Turismo”, a conferência mais importante da indústria de viagens levou ao mercado tendências globais, principais especialistas e exemplos atuais de melhores práticas.
Foram três dias de palestras, painéis de discussão, exemplos de melhores práticas, entrevistas com especialistas e prêmios nas categorias de tecnologia de viagens, marketing e vendas, viagens futuras, MICE, sustentabilidade, gestão de destinos, hospitalidade, responsabilidade social, viagens de negócios, trabalho futuro e muito mais.
“Bonito estar presente no maior evento de turismo do mundo é resultado de muito trabalho, que nós, enquanto gestão, estamos desenvolvendo para posicionar fortemente o nosso destino no cenário internacional”, destacou a secretária de turismo do município.
BONITO
Bonito é uma cidade localizada na região sudoeste de Mato Grosso do Sul e encontra-se a 297 quilômetros de Campo Grande. Foi fundada em 2 de outubro de 1948 e completará 75 anos em 2023. É considerado a Capital do Ecoturismo.
De acordo com relatório divulgado pelo Observatório do Turismo e Eventos de Bonito (OTEB), o município superou a marca histórica e bateu recorde de turistas em 2023.
ao todo, 313.316 turistas visitaram o município entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2023.
O número é o maior desde 2015, quando números turísticos começaram a ser monitorados no destino.
De acordo com a turismóloga e coordenadora do Observatório do Turismo e Eventos de Bonito (OTEB), Janaina Mainchein, o ano de 2023 foi extremamente positivo em razão do número recorde de turistas, bom desempenho da taxa de ocupação de hotéis e aumento do número de visitas em atrativos turísticos.
PASSEIOS
Bonito-Serra da Bodoquena possuem diversos passeios para todas as idades, gostos e bolsos.
A cidade possui rios de águas cristalinas, cavernas/grutas secas e alagadas, cachoeiras, trilhas, balneários, observatórios naturais, flutuação e mergulho em rios, praias de água doce, boia cross e aquários.
Os passeios variam de R$ 70,00 a R$ 1.900,00. Confira:
Gruta do Lago Azul - cartão postal da cidade Grutas de São Miguel Grita São Mateus Gruta Catedral Gruta do Mimoso (nova atração) Abismo Anhumas Nascente Azul Lagoa Misteriosa Rio Sucuri Rio da Prata Rio Formoso Aquário Natural Estância Mimosa Boca da Onça Cachoeiras da Serra da Bodoquena Balneário do Sol Balneário Bosque das Águas Balneário Municipal Eco Park Porto da Ilha Eco Serrana Park Recanto das Águas Cânion do Rio Salobra Fazenda Ceita Corê Buraco das Araras Buraco do Macaco Praia da Figueira Projeto Jiboia Biopark