Bonito sediará Encontro Nacional do Plantio Direto na Palha
Evento será realizado entre os dias 12 e 14 de agosto de 2014.
Com informações da Assessoria Febrapdp
Cerca de 70% da área de agricultura brasileira, correspondente a 35 milhões de hectares, conta com a técnica de plantio direto na palha, que utiliza os restos vegetais de culturas anteriores.
Em Mato Grosso do Sul, 90% dos produtores adotam a técnica que contribui para manter a umidade, isolar doenças e pragas e colaborar para fixação de nutrientes do solo, garantindo produção mesmo em condições climáticas adversas.
As novidades e estudos sobre a técnica serão trazidas para o Estado, em 2014, no 14º Encontro Nacional do Plantio Direto na Palha. O encontro é bianual e acontece sempre em uma região produtora em destaque no Brasil.
"Queremos criar um ambiente de discussão entre as universidades e instituições de pesquisa e os produtores rurais para disseminar os benefícios do plantio direto. Em função da crescente produção sucroenergética no Estado, vamos discutir também a utilização do plantio direto na cana de açúcar", explicou o presidente da Federação Nacional do Plantio Direto na Palha, (Febrapdp), Alfonso Adriano Sleutjes.
Fazem parte da comissão de organização do 14º Encontro Nacional do Plantio Direto na Palha representantes da Famasul, Associação dos Produtores de Soja de MS (Aprosoja/MS), Embrapa, Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Febrapdp, Fundação MS e universidades. A última edição do evento aconteceu em julho de 2012, em Passo Fundo (RS).