imagem do onda

sexta, 11 de outubro de 2013

Em Dia de N. Senhora, Bonito terá romaria até capela do Sinhôzinho

Localizada a 10km da região central de Bonito, a capela fica no Vale do Mimoso.

Bonito Notícias

Dia 12 de outubro, sábado, é comemorado o Dia de Nossa Senhora Aparecida. Para celebrar a data, a população de Bonito, em parceria com a Secretaria de Cultura do munícipio, organizou uma romaria até a capela do Sinhôzinho, figura famosa na região.

Na programação haverá a parte religiosa, na qual uma procissão motorizada sairá, a partir das 6h, da Capela Sagrada Família até o Vale do Mimoso, seguida de uma missa às 7h. Ao meio-dia será servido um almoço no salão paroquial.

De acordo com Vânia Mugartt, da Secretaria Municipal de Cultura, são esperadas cerca de mil pessoas ao longo do dia. "A Secretaria terá um estande próximo à capela com água e material sobre o IPHAN. A ideia é que a capela seja transformada em patrimônio público", explicou.

Segundo ela, uma pesquisa de campo será realizada para destacar a figura do Sinhôzinho e qual a motivação dos romeiros.

Sinhôzinho

O Sinhozinho foi um dos maiores curandeiros da região. Na década de 40, curava as pessoas com cinza na água e plantas medicinais, e por conta disso foi muito perseguido pela captura. O fato de não falar, despertava muita curiosidade dos mais antigos, principalmente dos farmacêuticos, que não concordavam com o modo de não cobrar por seus serviços.

De acordo com Fernanda Reverdito, guia de turismo de Bonito, seus milagres foram reunindo devotos, que organizavam romarias e passavam dias nas fazendas por onde ele passava. "Isso realmente aconteceu, a história é verdadeira, o Sinhozinho não é uma lenda, ele é um fato, ele é história, ele viveu aqui. Depois um pouco foi agregado à história de outras pessoas e assim por diante", afirma.

Segundo a guia, o curandeiro criou capelas por onde passava, deixando uma cruz. A propriedade rural de sua família, na região do Mimoso, foi uma delas. "Até hoje as pessoas fazem oração na capela que passa por dentro da nossa chácara para ser benzido e pegar a água que eles tomam como se fosse um sistema conta gotas".

Ninguém sabe ao certo como Sinhôzinho desapareceu. Em sua homenagem, todo ano é realizado um evento pela população local próximo à data de São João, quando são feitas as rezas.

O QUE ACHOU DESSA NOTÍCIA? DEIXE O SEU COMENTARIO ABAIXO: