A contribuição do hóspede é voluntária e visa o apoio ao turismo, às questões ambientais, à cultura e ao desenvolvimento local.
Bonito Convention Bureau
Com o objetivo de promover o turismo, a conservação do meio ambiente e movimentar a economia local, o Bonito Convention & Visitors Bureau lança a campanha Green Tax (Taxa Verde).
A iniciativa, que tem como slogan "Apoie a Green Tax! Quem ganha é você, a natureza e o turismo", deverá ser implantada nos hotéis associados ao Bonito CVB da região e funcionará da seguinte forma: a cada diária será acrescida uma taxa opcional no valor de R$ 2.
Com esta mobilização, quem chega à cidade pode usufruir da estrutura de qualidade, opções gastronômicas, culturais e de serviços, além de garantir que o meio ambiente esteja protegido.
De acordo com Janaina Mainchein, relações públicas do Bonito CVB, a contribuição arrecadada será dividida entre a instituição e o Instituto das Águas da Serra da Bodoquena (IASB). No caso do Bonito CVB, será direcionada à produção de materiais de divulgação, treinamentos e pesquisas no setor de turismo e Prêmio Caio 2013 coloca Centro de Convenções de Bonito entre os finalistas ações de promoção do destino de ecoturismo através da captação de eventos como congressos, simpósios, fóruns, entre outros.
Enquanto isso, o IASB utilizará a verba para dar continuidade a suas ações de educação ambiental e recuperação de matas ciliares. Segundo Liliane Lacerda, bióloga do instituto, a iniciativa é uma forma de envolver os turistas e os empresários na manutenção da cidade e da natureza. "Bonito precisa manter o nível de conservação para que o turismo continue usufruindo das belezas naturais."
Os hotéis que participarão inicialmente da campanha são: Hotel Pirá Miúna, Zagaia Eco Resort, Hotel Pousada Araúna, Pousada Olho D'Água, Hotel Pousada Águas de Bonito, Marruá Hotel.