imagem do onda

quinta, 09 de maio de 2013

Novas mudas são plantadas na Lagoa Misteriosa

Colaboradores da Lagoa Misteriosa, atrativo localizado em Jardim (MS), junto com a equipe do Instituto das Águas da Serra da Bodoquena (IASB), realizaram o plantio de 80 mudas, com o intuito de realizar restauração florestal no local, no mês de abril.

Com informações do Grupo Rio da Prata

De acordo com Valdenir Souza, Engº Ambiental e colaborador do atrativo, a metodologia utilizada foi o plantio em ilhas.

"Metodologia esta que o IASB utiliza para restauração florestal na região", diz.

O plantio em ilhas é uma metodologia de recuperação florestal inserida no conceito de nucleação, que é a capacidade que uma espécie tem de melhorar significamente o ambiente, facilitando a ocupação dessa área por outras espécies.

As vantagens do uso desta metodologia são: Diminuição de custos para implantação e manutenção; Aumenta a probabilidade de ocupação do ambiente por outras espécies; Introduz espécies de diferentes estratos e classes sucessionais; Favorece as mudas centrais para o crescimento em altura e as laterais para o desenvolvimento de ramificações, entre outros.

"Foram utilizadas 16 espécies arbóreas de ocorrência no fragmento florestal Lagoa Misteriosa, espécies que são coletadas as sementes e produzida no viveiro da Fazenda Cabeceira do Prata. As covas foram fertilizadas com compostagem produzida também na Fazenda Cabeceira do Prata. Em cada ilha foram plantadas 5 mudas e também foram utilizado uma farofa de sementes, na qual foi dispersado a lanço várias semente de diferentes espécies ao redor das mudas plantadas", revela Valdenir.

O QUE ACHOU DESSA NOTÍCIA? DEIXE O SEU COMENTARIO ABAIXO: