A cidade de Bonito foi cenário de um evento que chegou para marcar a pecuária seletiva: o Zagaia Nelo Cup, ocorrido entre 30 de agosto e 2 de setembro de 2012, no Zagaia Eco Resort.
Agência Rica
O evento, em sua primeira edição, já se consolidou com um dos principais da cadeia produtiva, dando um show de genética, animando, unindo e até mesmo emocionando os participantes.
Com o foco diferenciado, objetivando unir a família, além de oferecer oportunidade de bons negócios, o Zagaia Eco Resort ficou lotado durante os quatro dias de julgamentos, leilões e campeonatos esportivos.
Os leilões da feira trouxeram aos criadores de todo país 290 animais altamente selecionados, considerados os melhores exemplares de Nelore PO do Brasil, superando todas as expectativas. O faturamento ultrapassou a casa dos três milhões de reais, resultado excepcional, acima das médias do mercado.
E não apenas os bons negócios surpreenderam os participantes. Os campeonatos de futebol e de tênis foram momentos de descontração e de agregação entre os participantes que levaram a sério as disputas e se dedicaram intensamente. Os campeões receberam medalhas e troféus e a família Nelorista participou ativamente de todos os jogos.
O julgamento teve como grande campeão o Gladiador W.F.Diz, da expositora Beatriz C. G. Cid, da Fazenda Cachoeira 2C, enquanto que a grande campeã foi a Islamorada FIV da Mapa, da Fazenda Serra Dourada, do expositor Cícero Antônio de Souza.
Um dos momentos especiais do evento foi o julgamento da categoria Matriz Modelo, que contou com juízes renomados e tradicionais criadores de Nelore do MS: Antônio Correia de Lima (Tonicão), Ricardo Goulart de Carvalho (Ricardão) e Marcos Rezende de Andrade (Kitão).
No julgamento da matriz modelo, muito acirrado, a campeã matriz foi do expositor Alfredo Zamlutti, com a Gazânia IV Agro JB e a reservada campeã matriz modelo foi a Jinka da Chemba, do expositor José Pedro de Souza Budib.
Com tudo isso, o Zagaia Nelo Cup já é um sucesso e veio para ficar, entrando para a lista dos principais eventos do setor, tanto do Mato Grosso do Sul, como no cenário nacional. E para abrilhantar ainda mais toda esta festa, Michel Teló, artista da terra e também pecuarista, esteve presente para acompanhar as tendências e novidades da genética da raça Nelore.