imagem do onda

terça, 14 de agosto de 2012

Samu em Bonito - Serviço deverá ser implantado em 2013

A Justiça determinou à Prefeitura de Bonito (MS) a implantação do sistema Samu (Serviço Móvel de Urgência), no município. A ordem, em caráter liminar, foi feita a pedido do MPE (Ministério Público Estadual).

Bonito Notícias

A informação foi compartilhada na rede social do Presidente da Câmara Municipal de Bonito, Nandinho dos Correios.

O MPE impetrou Ação Civil Pública com pedido de liminar contra o município após verificar negligência de atendimento, ausência de socorro e cuidados necessários com a saúde da adolescente Lara Olmedo da Silva, que morreu.Conforme o MPE, no dia 23 de outubro de 2011, a menina desmaiou. A mãe não conseguiu atendimento de ambulância para a filha e pediu socorro à PM (Polícia Militar), através do 190. A adolescente foi levada ao hospital por policiais militares, mas, morreu no mesmo dia.

O MPE abriu inquérito para apurar a negligência e, diante dos indícios de que o atendimento não foi o adequado, acionou a Justiça.

A juíza Paulinne Simões de Souza Arruda concedeu liminar e determinou ao município que seja incluso no orçamento de 2013 recursos necessários para a implementação do Samu.

A magistrada também ordenou que a prefeitura de Bonito providencie junto ao Comando Geral dos Bombeiros em Jardim ou outro órgão competente, curso de atendimento pré-hospitalar para todos os policiais militares lotados na cidade, a ser realizado no prazo de 60 dias.

A ordem judicial inclui ainda motorista de plantão para ambulância e outro de sobreaviso - com o veiculo - para agilizar o atendimento e que, aos fins de semana, o trabalhador fique no hospital ou no posto da PM.

O que é o SAMU?


O SAMU 192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) faz parte da Política Nacional de Urgências e Emergências desde 2003, e ajuda a organizar o atendimento na rede pública prestando socorro à população.

Com o SAMU 192, o governo federal está reduzindo o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as sequelas decorrentes da falta de socorro precoce.

O serviço funciona 24 horas por dia através de chamada gratuita para o telefone 192 e conta com equipes de profissionais de saúde, médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população.

O QUE ACHOU DESSA NOTÍCIA? DEIXE O SEU COMENTARIO ABAIXO: