imagem do onda

quarta, 09 de maio de 2012

Bodoquena comemora seu 32º aniversário no dia 13 de maio

MS Notícias

Bodoquena, um dos principais pólos turísticos de Mato Grosso do Sul, completa 32 anos no dia 13 de maio. O prefeito Jun Iti Hada (PMDB) inaugura obras que irão proporcionar mais conforto e bem estar para a comunidade. Ele trabalha também para que a cidade tenha toda infraestrutura necessária para desenvolver seu potencial industrial (o município é rico em minerais, especialmente o calcário, mármore e outros), agropecuário e turístico. Este é o maior patrimônio do município que conta com rios, cachoeiras e balneários paradisíacos.

A Prefeitura inaugura dia 13 a nova rodoviária da cidade, que vai permitir mais conforto para os moradores e turistas que têm aumentado a cada dia no município. Outra obra concluída e que será entregue é a quadra poliesportiva coberta da Escola Municipal João Batista Pacheco, que contou com recursos do Governo do Estado. No aniversário da cidade, no ano passado, o governador André Puccinelli (PMDB) esteve na cidade, visitou a escola e garantiu o repasse do restante dos recursos necessários para a cobertura da quadra.

Crianças e adultos moradores próximos ao residencial da cidade, também vão poder desfrutar de outra obra construída pela prefeitura: a reestruturação da quadra poliesportiva, que vai permitir a prática esportiva todos os dias pela comunidade.

A Prefeitura também adquiriu e equipou a Casa dos Vetores, que servirá de base profissionais especializados desenvolverem trabalhos em toda cidade no combate a vetores que transmitem doenças às pessoas.

Pequenos e médios produtores da região vão poder contar com um espaço permanente na área central da cidade para poder vender suas produções diretamente ao consumidor ou revendedores. Trata-se da Feira do Produtor Rural, que também será inaugurado no domingo.

Os idosos, ligados aos programas da Secretaria de Promoção e Assistência Social, ganharam novo espaço para práticas de exercícios e interação: Um parque aquático que melhorará a qualidade de vida principalmente dos idosos.

A Prefeitura também entrega à comunidade um o Auditório Mário Brother, instalado no Memorial Serra da Bodoquena e uma sala multifuncional na Escola Municipal João Batista Pacheco.

Bodoquena vive uma expectativa muito grande pela conclusão do asfalto da MS 178, que liga a cidade a Bonito por apenas 75 quilometros de estrada. “Essa rodovia vai proporcionar um desenvolvimento muito grande de nossa cidade. Aumentará o fluxo de turistas em nossa região e, consequentemente, haverá mais investimento na cidade e gerar emprego e renda para as famílias”, comentou o prefeito Jun Iti Hada que aguarda ansiosamente a conclusão dos últimos 10 quilometros de asfalto dessa estrada que vai ligar Bonito ao Pantanal de Mato Grosso do Sul.

POTENCIAL TURÍSTICO - Apesar de possuir uma das melhores terras para agricultura, Bodoquena conta com um potencial turístico inigualável onde grutas, cachoeiras e piscinas naturais de águas transparentes “brotam” em abundância em toda sua extensão territorial – 2.514,30 km2, que por sua vez integra o Geopark Bodoquena, que envolve 39.700 km2 da região Sudeste do Estado. Dentre os municípios que integram esse patrimônio histórico, Bodoquena se destaca com 6 geossítios, que deverão proporcionar maior atração turística futuramente.

De acordo com o secretário de Turismo da Cidade, Jomar Silva Souza, uma dessas potencialidades é a Boca da Onça, localizada a 38 quilômetros da área central. Nesse local além da paisagem exuberante, ela conta com uma cachoeira de 156 metros de altura, uma das maiores do Estado. O local permite inúmeras atrações e locais de banhos no rio transparente, de águas cristalinas em função da forte presença de calcário em toda região. Conta também com toda infraestrutura para os amantes do rapel. São 90 metros de pura adrenalina, garante o secretário. A área é particular, mas o empresário está comprometido com a difusão do turismo no município e montou estruturas necessárias para abrigar o turista.

Outro forte ponto turístico está situado no Hotel Fazenda Betione, que pertence a membros da família do ex-governador de Mato Grosso do Sul, Pedro Pedrossian. O local, além de contar com uma arquitetura moderna, arrojada, dispõe de 16 apartamentos amplos e confortáveis. São 8 triplos e 8 quadruplos, abrigando assim, famílias inteiras em meio a uma natureza exuberante. A Betione está situada a menos de 2 quilômetros da área central e possui áreas para trilha, banhos em piscinas naturais e artificiais. A poucos metros da sede da fazenda estão situadas pelo menos 4 cachoeiras de belezas excepcionais.

Ao todo, são seis balneários particulares sendo que apenas dois deles possuem estrutura com pousadas e os demais oferecem áreas para camping e estão situados a uma média de 6 quilômetros da área central da cidade. Um sétimo balneário, este, municipal, está em fase de construção. Contará com restaurantes e trilhas para os amantes desse esporte. As obras deverão ganhar mais ritmo, acelerado, após o período eleitoral. Então, o prazo para conclusão será de seis meses.

A prefeitura de Bodoquena está negociando, através da Secretaria de Turismo, com a empresa Camargo Correa, que explora a indústria de cimento no município, uma área em torno do “Córrego Azul”, uma área com excepcional potencial turístico que permitiria a atração de muitas pessoas ao local. O “Córrego Azul” também permitiria a exploração da modalidade flutuação por um trecho de pelo menos 600 metros. “Trata-se de um aquário natural de rara beleza. Estamos prestes a fechar um acordo com a empresa e a idéia é explorarmos turisticamente o local por um período de 10 anos, em regime de comodato”, afirmou Jomar Souza.

O Mirante do Distrito de Morraria do Sul é outro ponto turístico da cidade. O distrito, que abriga cerca de 350 moradores, permite uma ampla visão de grande parte da Reserva Kadiwéu, uma área de 576 mil hectares, que abrange até o município de Porto Murtinho.

A Secretaria de Turismo informa que além de permitir uma contemplação “espetacular”, serve também como ponto de pesquisa para estudiosos em geologia. “O local possui uma grande reserva de pedras raras”, explica o secretário informando que o distrito está localizado a 33 quilômetros da área central.

O Pesqueiro Chapena, no Rio Miranda, a 45 quilômetros da área central de Bodoquena, é outro ponto turístico com o qual a cidade conta para atrair turistas de todo o Brasil e do mundo. “Para os amantes da pescaria, o local é ideal”, afirma Jomar.

E tudo isto sem contar ainda com outros atrativos naturais como a Gruta do Urubu Rei, uma das mais bonitas de todo o Estado e o Rio Salobra, que corta com maestria, fazendo curvas sinuosas por entre as matas e morrarias da Serra da Bodoquena. Tudo isso, a conferir e curtir.

O QUE ACHOU DESSA NOTÍCIA? DEIXE O SEU COMENTARIO ABAIXO: