Programação de feiras no EXTERIOR para o turismo do Mato Grosso do Sul
Brasilturis
O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, através da Fundação de Turismo de MS (Fundtur-MS) tem cinco feiras e eventos internacionais neste período entre fevereiro e março, com promoção do turismo estadual, além de incentivar a atração de turistas de importantes mercados.
Começa pela Bolsa Internacional de Turismo-BIT, que acontece em Milão-Itália, entre 16 a 19 de fevereiro. É o principal evento para o mercado italiano. A Bolsa apresenta inovações tecnológicas para a indústria do turismo, além das novas tendências em viagens. Terá ainda um espaço dedicado para debates e formação, com oficinas destinadas a agentes de viagens e profissionais do setor.
Entre 29 deste mês e 4 de março é a BTL, logicamente. A Bolsa de Lisboa é um mercado reconhecido, ainda mais com o ano dedicado ao Brasil. Promete muitas atrações neste ano e uma série de novos módulos de negociação.
Da Europa para a América do Sul, com a Vitrina Turística, a Anato, em Bogotá, de 29 de fevereiro até 2 de março, praticamente simultânea com a Bolsa de Lisboa. Alcança diretamente os agentes e operadores da Colômbia, região do Caribe e paises das Américas do Sul e Central.
Outro importante evento neste inicio de março acontece em Nova York, de 2 a 4, com o NY Times Travel Show, organizado pelo jornal "The New York Times", e que atrai representação única dos mercados mundiais de turismo, com mais de 500 destinos O evento, está na nona edição, é aberto ao público final e tem como foco estratégico incentivar os consumidores para viagens nas férias do verão norte-americano, que tem início no mês de junho. Os pacotes serão comercializados no evento e o Mato Grosso preparou uma série deles para apresentação nesta feira..
A Fundtur-MS, como explica a diretora-presidente, Nilde Brun, procura ter uma divulgação do turismo sul-mato-grossense nesses eventos por maior visibilidade. “Queremos consolidar nossos destinos, e as feiras funcionam como um canal de comunicação com o público seja com o consumidor final, com agentes de viagens ou operadores de turismo. É um espaço onde podemos divulgar e promover nossos atrativos a milhares de pessoas", disse.
E para completar a primeira etapa da participação do turismo Mato Grosso do Sul nesta série de feiras internacionais, a International Tourism Exchange (ITB), de 7 a 11 de março, em Berlim, na Alemanha. A ITB é a maior feira mundial de negócios de turismo. Um ambiente para intenso contato comercial e novos negócios. "A meta é inserir o Mato Grosso do Sul entre os principais destinos turísticos mundiais", reafirma Nilde.
O panorama deste intenso trabalho de promoção de Mato Grosso do Sul no mercado externo pode ser visto concretamente no crescimento dos números de entrada de turistas estrangeiros no Estado. A Alemanha é segundo maior emissor de turistas estrangeiros, além da América do Sul - Bolívia, Paraguai e Peru -, que preferem os destinos de ecoturismo em Bonito, uma das principais atrações sul-matogrossenses, juntamente com o Pantanal.