Pantanal é retratado em novo livro "Brasil Natural" de Valdemir Cunha
Fotógrafo Valdemir Cunha lança, na próxima terça-feira, em São Paulo, seu trabalho Brasil Natural
Revista Terra da Gente
(Foto: Valdemir Cunha)
Ao todo são oito regiões do País retratadas em Brasil Natural. O livro do fotógrafo Valdemir Cunha, especializado em imagens que retratam o Meio Ambiente, será lançado na próxima terça-feira, 22, das 18h30 às 21h30, na Livraria da Vila (R. Fradique Coutinho, 915, na Vila Madalena). A edição é da Origem.
Para quem gosta de viajar em imagens, a publicação retrata oPantanal (MS e MT), Fernando de Noronha (PE), Lençóis Maranhenses (MA), Chapada Diamantina (BA), Monte Roraima (RO), Foz do Iguaçu (PR) e os Cânions do Sul (RS e SC). Somados, esses lugares, recebem aproximadamente 2 milhões de turistas por ano
Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), enquanto o turismo no mundo cresce na ordem 7,5% ao ano, o ecoturismo tem apresentado crescimento anual de 20%. No Brasil, este segmento gerou, só no ano passado, um lucro nacional de R$ 500 milhões, de acordo com informações da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta).
O livro Brasil Natural, de certo modo, descortina as riquezas brasileiras nessa área. Tanto que três das regiões fotografadas por Valdemir Cunha estão inscritas na lista de Patrimônios da Humanidade da Unesco, revelando não só um País de superlativos como também de imensa diversidade geográfica e, sobretudo, uma nação alinhada com as questões deste século
"Brasil Natural surge precisamente no momento em que a exploração sustentável do patrimônio natural brasileiro – da qual o turismo é uma das atividades mais representativas – se firma como uma das questões-chave para a transformação deste País em uma potência mundial", observa o fotógrafo.
O livro traz ainda textos do escritor e jornalista Xavier Bartaburu, com informações importantes para que o leitor conheça, valorize e preserve as belezas do País. "O livro aborda detalhes sobre a população, geografia e características naturais de cada região, ilustradas com belas imagens e mapas com padrão de cartografia internacional", conta Valdemir.
“Além disso, trata-se de uma excelente ferramenta educacional, que servirá também de estímulo para que as pessoas viajem e conheçam pessoalmente essas sete maravilhas naturais do Brasil", finaliza.