imagem do onda

sexta, 18 de novembro de 2011

Novo livro " Água" do fotógrafo Adriano Gambarini e da jornalista Laís Duarte

São cerca de 130 fotos tiradas em mais de 20 anos de viagens em 18 países

Revista Mergulho

(Foto: divulgação)

Já se perguntou quanta água existe no planeta? Já ouviu falar de rios voadores? Lagos subterrâneos? E de um mar escondido sob os nossos pés? Quais as ameaças a essa riqueza sem preço? Como cuidar da água?

Todas as respostas estão no Livro“Água-Conservação e Cultura”, do fotógrafo Adriano Gambarini e da jornalista Laís Duarte, lançado pela Editora Cultura Sub.

São cerca de 130 fotos tiradas em mais de 20 anos de viagens em 18 países. Imagens da Antártica e Patagônia, dos mares gelados da Escandinávia até os extremos subterrâneos das cavernas brasileiras. Das plantações de arroz do Laos, passando pelas gigantescas dunas de Gobi à fartura tropical da Floresta Amazônica. Da realidade árida do sertão baiano aos seculares templos do Camboja. Após meses de trabalho, a dupla de autores conseguiu reunir em duas centenas de páginas bilíngües um oceano de informações.

Da Antártica à Patagônia, dos mares gelados da Escandinávia até os extremos subterrâneos das cavernas brasileiras. Das plantações de arroz do Laos, passando pelas gigantescas dunas de Gobi à fartura tropical da Floresta Amazônica. Da realidade árida do sertão baiano aos seculares templos do Camboja, "Água: conservação e cultura" é um mergulho profundo nesse líquido indispensável e nas raízes de cada um de nós.

O fotógrafo Adriano Gambarini - da National Geographic Brasil - e a jornalista Laís Duarte - há seis anos repórter da TV Cultura em São Paulo - lançam, em novembro, em eventos no Rio de Janeiro e São Paulo, o livro "Água: conservação e cultura" (Editora Cultura Sub).

Edição bilíngüe, com 200 páginas e mais de 130 fotos tiradas em 20 anos de viagens a 18 países, a publicação conta com o patrocínio integral da Veolia Water Brasil - por meio da Lei Rouanet IR Cultura - e retrata o bem mais precioso do planeta: a água.

"Simples e complexa, a água é um insumo indispensável para seres vivos e indústria, sendo essencial para a criação e manutenção da vida. O livro é mais um alerta, levando em consideração que este é um bem que não é um recurso infindável", observa Giangiacomo Gallizioli Gerente Geral da Veolia Water Brasil.

"Tendo a preocupação com o meio-ambiente no centro de suas atividades, para a Veolia Water Brasil é sempre bem-vinda qualquer iniciativa que resulte numa reflexão sobre a importância da água em nossas vidas e que dê uma contribuição para que possamos ter mais pessoas conscientes sobre a questão do seu tratamento e reuso", destaca.

Especialista em imagens de natureza, no ano passado Adriano Gambarini ficou entre os finalistas Veolia Environnement Wildlife Photographer of the Year, um dos mais prestigiados prêmios internacionais da fotografia, realizado em parceria com o Natural History Museum (Museu de História Natural de Londres) e com a revista BBC Wildlife com o intuito de promover a conscientização da sociedade para a valorização e o respeito à natureza. O fotógrafo participa da edição deste ano. O resultado do concurso será divulgado ainda em outubro.

Formada pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora, com especialização em Jornalismo Econômico, e Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Laís Duarte participou de reportagens especiais para Globo Rural, Globo Repórter, Globo Esporte e Globo News.

Adriano Gambarini e Laís Duarte são autores também dos livros Serra da Canastra (2007) e Serra da Canastra Diversidade Infinita (2011)

A publicação é patrocinada pela Veolia Water Brasil (www.veoliawaterst.com.br). O livro é um convite para um mergulho profundo nesse líquido indispensável e nas raízes de cada um de nós.


Lançamento do Livro “Água-Conservação e Cultura”
: Assista o  Video de Making Off .


Local e data de lançamento:

São Paulo:

Data: 24/11, das 18:30 às 21:30h

Local: Livraria da Vila Shopping – Cidade Jardim

Av. Magalhães de Castro, 12.000 – Butantã


Rio de Janeiro:

Data: 17/11, das 17h às 20h

Local: Livraria Travessa – Centro

Rua Sete de setembro, 54

O QUE ACHOU DESSA NOTÍCIA? DEIXE O SEU COMENTARIO ABAIXO: