imagem do onda

quinta, 10 de novembro de 2011

Tudo pronto para o II Fórum Global de Sustentabilidade e SWU Music and Arts Festival.

Evento sobre Sustentabilidade, que acontecerá paralelamente ao SWU Music and Arts Festival

Revista Terra da Gente com info SWU

Está tudo pronto para oII Fórum Global de Sustentabilidade, evento que será realizado no Theatro Municipal de Paulínia (SP), na arena onde também acontecerá o SWU Music and Arts Festival. Ao todo serão seis painéis de debates, dois a cada dia (sempre das 10h às 13h, e das 14h às 17h). A abertura oficial será no próximo sábado, com mediação de Renata Simões.

Segundo a organização do evento, foram disponibilizadas 450 vagas/ dia para quem comprou ingressos para a maratona de shows, mediante inscrições prévias (diga-se, já encerradas). Para quem não conseguiu se inscrever para o Fórum, ainda há uma saída: acompanhar as discussões via internet. O SWU promete transmitir tudo ao vivo, com direito a perguntas via e-mail e também pelas redes sociais.

A programação do Fórum Global de Sustentabilidade seguirá o seguinte roteiro. No sábado, dia 12, pela manhã, o Painel 1 discute os “Desafios, impactos e interesses de um planejamento estratégico”. Em pauta, temas como investimento responsável (avanços no comprometimento com questões ambientais, sociais e de governança), desenvolvimento de energia limpa como forma de redução de emissões de gases de efeito estufa, e os desafios do planejamento energético brasileiro.

Os palestrantes são o músicoNeil Young; o cientista David Cahen (chefe do Departamento de Energia Alternativa do Instituto Weizmann de Ciências de Israel); o professor titular do Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), pesquisador do Núcleo de Economia Socioambiental (NESA) e orientador do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (IRI-USP), José Eli da Veiga, e o porta-voz do Pacto Global da ONU, Matthias Stausberg. O evento tem início às 10 horas.

No período da tarde, o Painel 2 põe em foco a “Inclusão e bem estar social para além de fronteiras culturais e econômicas”. Desta vez falam a Nobel da Paz,Rigoberta Menchú; a cineasta Laís Bodansky; o jornalista Gilberto Dimenstein; e o estilista brasileiro Oskar Metsavaht.

Entre os desdobramentos do tema principal, eles discutirão “direitos humanos e diversidade cultural: como solucionar os conflitos?”; “educação e conhecimento como bases do bem estar social”; e “multiplicidade cultural: como alcançar a inclusão de todos?”.

No domingo, 13, é a vez da ex-senadora e ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva; do diretor da Fundação SOS Mata Atlântica, Mário Mantovani; da porta-voz do Pacto Global da ONU no Brasil,Karla Parra; do diretor da empresa Cradle to Cradle (de design sustentável), Jason Salfi; e a pesquisadoraCarla Mayumi debaterem pela manhã, no Painel 3, as “Oportunidades e limites do modelo de desenvolvimento sustentável”.

No foco central das discussões estarão “mudanças climáticas: soluções para um desafio global”; “os novos valores de um mundo em crise”; e “tecnologia e inovação na busca por um novo padrão de desenvolvimento”.

À tarde, neste mesmo dia, entra em pauta “Novas responsabilidades: preservar e transformar pelo resgate de identidades”. Desta vez participam da prosa a atriz Daryl Hannah; o diretor da Fundação Amazonas Sustentável, Virgílio Viana; o cineasta, escritor e professor americanoM. K. Asante; os criadores do The Voice Project (que emprega a música e a voz de artistas para arrecadar recursos em benefício de comunidades atingidas pela guerra na África),Anna Gabriel e Hunter; e o presidente do Conselho Nacional dos Seringueiros, Manuel Cunha.

Eles, em conjunto, tentarão fazer reverberar a importância de ferramentas coletivas em atitudes de paz; a responsabilidade compartilhada pelo meio ambiente e cidadania; e “internacionalização: até que ponto o meu bem estar impacta a qualidade de vida do outro?”.

Fecham a programação do Fórum Global de Sustentabilidade, na segunda-feira, véspera do feriado da Proclamação da República, duas questões prementes. Pela manhã, no Painel 5, a ambientalista Céline Cousteau; o advogado e administradorFabio Feldman; o surfista americano e fundador da Waves For Water,Jon Rose; e a químicaMilena Boniolo debatem “Água – Segurança hídrica: conflitos gestão e compromissos”.

Entre os desdobramentos previstos estão a pegada da água como nova ferramenta de gestão de recursos hídricos; “a busca pela sobrevivência: água potável em escassez global”; e “a guerra fria do século XXI: recursos naturais na mira de conflitos mundiais”.

À tarde, o músico Bob Geldof; a ONG britânica SolarAid de Steve Andrews; a ativista e diretora do estúdio de música Premises Studios, Julia Craik; a estilista Donna Karan; o engenheiro químico e presidente do Greenpeace, Marcelo Furtado; e o presidente da ONG Um Teto para o Meu País,Cristian Del Campo, encerram o evento, debatendo “Mobilização em tempos de crise”. Ou seja: qual a importância da atuação participativa no cenário mundial; “a nova era de negócios: o empreendedorismo mobilizador”; e o desenvolvimento de novas estratégias para promover interesses mútuos.

No hotsite da EPTV.com (http://eptv.globo.com/especiais/swu/) é possível saber como chegar em Paulínia, ver como ficou o mapa de distribuição das atrações do evento, e as últimas informações deste evento que promete sacudir Paulínia e região.



O QUE ACHOU DESSA NOTÍCIA? DEIXE O SEU COMENTARIO ABAIXO: