Fotógrafo Sebastião Salgado encerra projeto Gênesis no Pantanal de MS e MT
Projeto consiste em documentar regiões intocadas da terra
Ms-Record Noticias
(Foto: divulgação)
Durante 30 dias o renomado fotógrafo brasileiro, Sebastião Salgado, de 69 anos, percorreu e fotografou os pantanais de Mato Grosso do Sul (MS) e Mato Grosso (MT). Os registros – mais de 10 mil imagens captadas com equipamentos analógicos - fazem parte do projeto “Gênesis”, que consiste em documentar regiões intocadas da terra. É o último trabalho do fotógrafo formado em economia.
O resultado será publicado em dois livros e em uma exposição com pelo menos 300 fotos. Sebastião Salgado estima que o banco de imagens conta com mais de 25 mil fotos em película. A segunda fase do projeto será lançada em 2013, abrindo a mostra em Londres.
Em seguida, o trabalho – feito por carro, barco, avião e até banhos nos alagados pantaneiros – devem passar por Rio de Janeiro, Milão, São Paulo, Paris, entre outras localidades.
“O Pantanal é um símbolo para todos nós. Estou muito feliz com o que vi e fiz, disse o profissional nascido em Aimorés, interior do Estado de Minas Gerais (MG).
Foram 8 anos de expedição para que “Gênesis” tomasse forma. No roteiro já percorrido, além dos pantanais, Sibéria, Patagônia, Alto Xingu, Guiana Holandesa, Amazônia venezuelana e África.
No Pantanal, o premiado fotógrafo brasileiro, radicado em Paris, contou com o apoio do núcleo de meio ambiente do Instituto Homem Pantaneiro (IHP) e da Ong gestora da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Eliezer Batista, do grupo EBX, situada na região da Serra do Amolar.