MS virou terra de oportunidades, diz economista de SP
MS Notícias
A escolha de Bonito para o XIX Congresso Brasileiro de Economia, que será realizado de 7 a 9 de setembro, é acertada. É o que diz o presidente do Conselho Regional de Economia de São Paulo (Corecon SP), Heron Carlos Esvael do Carmo. Além da peculiaridade do próprio município, ele lembra que Mato Grosso do Sul vem passando por crescimento acelerado e sustentado, com a mudança de sua matriz econômica. "Esperemos que se reverta em bem estar social para a população local e em novas oportunidades de emprego para os economistas de toda região Centro-Oeste dos Pais".
Para Heron, "é imprescindível que economistas reúnam-se para discutir, trocar informações estudos e opiniões sobre a situação econômica do Pais". Ele ressalta que o CBE traz à tona temas de relevância para a política econômica nacional, um intercâmbio em que todos ganham, do governo à sociedade.
Efeitos da crise - Sobre os efeitos da crise econômica dos Estados Unidos, Heron acredita que hoje o Brasil está mais preparado para enfrentá-la do que há alguns anos e observa que pode surtir efeito nas exportações de minérios para a China. O produto é o segundo principal na balança comercial de Mato Grosso do Sul, somou negócios de US$ 334.883.194 de janeiro a julho deste ano, volume 122% maior que em 2010.
Heron explica que,confirmado o impacto nas exportações de minério podem haver reflexos no câmbio e até mesmo na inflação. "Se isso vier a ocorrer, combinado com uma redução na taxa de juros, porque a solução da crise passa por um afrouxamento monetário, essa redução da taxa de juros teria um impacto interessante também do ponto de vista do déficit público, porque mantendo o superávit primário e reduzindo os juros, a conta dos juros passa a ter um peso menor, ainda que não imediatamente, e isso tem impacto favorável na inflação, o que pode compensar, talvez, a questão do câmbio desfavorável".
Está confirmada no CBE a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloízio Mercadante, que vai proferir palestra sobre "Desenvolvimento: Inovação, tecnologia e sustentabilidade" e o ministro da Fazenda Guido Mantega, que é economista por formação, será homenageado como Personalidade do Ano. A confirmação da vinda participação de Mantega deve ser divulgada nos próximos dias.
Mais informações e a grade completa sobre os palestrantes e temas no site oficial do evento, www.coreconms.org.br/cbe.