Artes Cênicas do Festin apresentam "Encruzilhada - O Último Cabaré"
Festival de Inverno de Bonito, por Luciene Bigatão
"Encruzilhada - O Último Cabaré" é a história de uma trupe de artistas que sobrevivem de um cabaré de variedades, que agrega teatro, dança, circo e música, mas, como é comum no meio, decide encerrar suas atividades por falta de público e patrocínio. De susto surge um patrocinador que condiciona o apoio à sua participação no espetáculo. O grupo se vê em sua primeira encruzilhada.
Inicia-se então uma ardilosa e divertida trama para satisfazer as necessidades do grupo e de seu potencial patrocinador. Com nuances poéticas, o espetáculo bebe na fonte dos cabarés dos anos 1920, fazendo uma referência a esse universo. Toda essa construção utópica leva à reflexão do que é a vida do artista: continuar? Desistir? Para onde ir?
O texto é do dramaturgo campograndense Anderson Bernardes, com direção artística de Larissa Câmara, dramaturga, atriz e comediante stand-up. No elenco figuram Luciana Kreutzer, Yago Garcia, Mauro Guimarães, Arce Correia e Aline Duenha. A produção é de Laila Pulchério.
Em cena O Novo Circo
O Circo do Mato, fundado em 2004 é composto por artistas de Mato Grosso do Sul com grande experiência nas artes cênicas. Alguns de seus membros passaram pela Escola Nacional de Circo na cidade do Rio de Janeiro e desenvolvem um permanente trabalho de pesquisa.
O grupo encenou diversos espetáculos, criando um trabalho autoral onde mistura a linguagem do circo e do teatro. Entre os trabalhos da Companhia estão O Circo do Pé de Árvore, O Grandioso Mini Cirquim e O Palhaço no ½ da Rua. Apresentam-se em festivais nacionais e internacionais no Brasil, Bolívia, Colômbia e Peru.
Seus componentes exercem e sobrevivem exclusivamente da arte, atuam em trabalhos pontuais de outros grupos, além de ministrarem cursos e oficinas dentro do grupo e fora dele. A trupe mantém o Ponto de Cultura Circo do Mato, onde propõe oficina de teatro e circo para alunos da rede pública de ensino, gratuitas.