imagem do onda

terça, 07 de junho de 2011

Fórum Estadual de Turismo define ações estratégicas

MS Notícias

O Fórum Estadual de Turismo de Mato Grosso do Sul, representado por seu diretor Alex Furtado, e conselheiros, participou na última quinta-feira (02), no SEBRAE-MS, da Oficina de Direcionamento Estratégico, realizado pelo Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento (IADH) e ministrado pela consultora Dalva Sant’Anna.

A oficina teve objetivo de formular estratégias de desenvolvimento e apoio para o fortalecimento da entidade, que busca contribuir com a cadeia produtiva do turismo, por meio da articulação com as entidades envolvidas, além de elaborar proposições e monitoramento das políticas públicas, planos e projetos.

Conforme a consultora Dalva, é necessária a elaboração de estratégias para o bom desenvolvimento dos trabalhos do Fórum. “Nas ações estratégicas são necessárias avaliações e monitoramento das atividades assumidas. Temas centrais de interesse devem ser focados como: os que buscam o fortalecimento das instâncias de governança, através do fortalecimento da parceria pública e privada. É importante promover a mobilização, o diálogo, discussão e também, participar da tomada de decisão entre os autores envolvidos com o desenvolvimento do turismo”, disse.

A Fundação de Turismo de MS, através do gerente de Políticas e Programas para o Desenvolvimento do Turismo, Silvio Carlos Pereira, participou da oficina e considerou necessário o trabalho em conjunto dos setores do turismo e o poder público. “Estamos trabalhando nas regiões do Estado, temos interlocutores que atendem cada uma das dez regiões. E consideramos necessária a mobilização do setor junto ao poder público, para que possamos desenvolver um trabalho de resultados para o turismo”, disse.

A consultora considera fundamental que as definições regimentais da entidade sejam objetivas, concisas e claras; promova a organização interna; tenha participação efetiva dos membros, no sentido de cooperativismo; que haja planejamento e diagnóstico para que, garanta a efetividade da ação. “Indicadores servem de base para o processo de monitoramento e avaliação das instâncias, garantindo que seja efetivada a implantação do direcionamento estratégico”, complementou. Para ela, linhas de atuação, missão, valores e avaliação são fundamentais para um resultado positivo.

Na oportunidade, os conselheiros fizeram um levantamento sobre as necessidades e objetivos pontuais do Fórum visando estabelecer ações estratégicas da entidade, para que sejam implantadas e concretizadas na gestão, no período de um ano. Dentre elas: organização e gestão; proposição e monitoramento de políticas; articulação e comunicação.

Reunião

Complementando a oficina realizada no SEBRAE-MS, o diretor do Fórum Alex Furtado coordenou reunião com a diretora-presidente da Fundação de Turismo de MS- Fundtur/MS, Nilde Brun e conselheiros.

A diretora-presidente considerou positivas as estratégias e ações de trabalho do Fórum. Conforme Nilde, o Fórum tem um papel fundamental no turismo, “... a entidade identifica e mobiliza o setor sobre as necessidades do turismo, e com isso propõe ações, que consequentemente são apresentadas e discutidas com o poder público. “Sempre trabalhamos em conjunto e próximos às entidades, instituições, empresários e segmentos ligados ao turismo”, garantiu.

Nilde ainda apresentou aos presentes o vídeo institucional, sobre o turismo sul-mato-grossense, que estará sendo exibido nas salas de cinema da Capital. Ela também falou da importância dos projetos de turismo que vão alavancar a visitação turística no estado: programa “Parada Legal” e Aquário do Pantanal.

O QUE ACHOU DESSA NOTÍCIA? DEIXE O SEU COMENTARIO ABAIXO: