Turismo de Mato Grosso do Sul apresenta resultados positivos
MS Notícias
O setor do turismo vem apresentando resultados positivos nos últimos anos e já se configura em quinto lugar na pauta de exportações brasileiras. É o primeiro item na balança comercial do país no segmento de prestações de serviços.
Em Mato Grosso do Sul, o crescimento está em média de 12% ao ano. Segundo a diretora presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Nilde Brun, o resultado advém do trabalho desenvolvido por gestores públicos e a iniciativa privada. Para Nilde, o turismo está se estruturando e rompendo fronteiras, compartilhando e agregando valor em outras atividades econômicas.
Com a regulamentação da nova Lei Nacional do Turismo, Decreto nº 7.381, 2 de dezembro de 2010, serão estabelecidas as atribuições das instâncias responsáveis pelo planejamento, desenvolvimento e estímulo ao setor turístico, além de regras para cadastramento, classificação e fiscalização dos prestadores de serviços turísticos. Normas que darão sustentação ao setor e consequentemente aumentará o número de turistas no estado.
Conforme Nilde Brun, Mato Grosso do Sul tem se destacado no cenário brasileiro, pelas suas belezas naturais que consolida o segmento turístico. Ela considera importante a legislação, que favorece o fortalecimento do turismo regional, através da qualidade e desenvolvimento. “A legislação define a nova forma de trabalhar o turismo em todo país, sendo base para o crescimento, apoiando investimentos, valorizando a atividade que resultará impacto positivo em nosso turismo”, finalizou.
Bonito - Levantamento realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo, em 2010 Bonito superou 2009, no número de visitação turística, com aumento de 4.06%. Resultado considerado recorde e melhor na história do turismo da cidade. No total foram 276.164 visitações em 2010, sendo 10.767 visitações a mais que 2009.
De acordo com o secretário de turismo do município, Augusto Barbosa Mariano, esse aumento deve-se ao trabalho conjunto realizado pela iniciativa privada, poder público e a sociedade. “Temos recebido o apoio, entrosamento e articulação do governo do Estado, através da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul e o governo federal através do Ministério do Turismo”, disse.
O município de Bonito é considerado pólo do ecoturismo, sendo um dos destinos mais procurados da região centro-este. Eleito pelo 8º ano consecutivo como melhor destino de ecoturismo do Brasil.