Programa Benchmarking 2010 dissemina as melhores práticas de turismo
Galileu
Sebrae, Ministério do Turismo e Abav realizaram série de cinco encontros macrorregionais de multiplicação dos conhecimentos adquiridos no Programa.
O programa de aprimoramento do turismo nacional, o Benchmarking 2010 que só na edição deste ano visitou nove destinos de referência no Brasil e no exterior colhendo boas práticas em turismo, promoveu cinco seminários nas macro-regiões do País para disseminar os conhecimentos acumulados nas viagens técnicas.
Os encontros aconteceram de 10 a 22 de novembro em Brasília (Região Centro Oeste), Boa Vista (Região Norte), Belo Horizonte (Região Sudeste), Gramado (Região Sul) e Fortaleza (Região Nordeste), com cerca de 450 participantes.
Os seminários tiveram a participação de representantes dos parceiros gestores do programa, Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav), Sebrae, Ministério do Turismo e Embratur, e empresários que participaram das viagens e técnicos de turismo.
Além destes eventos, os participantes das viagens realizaram palestras de multiplicação em suas regiões, totalizando mais de 2,3 mil participantes. Nesses encontros, foram apresentadas as melhores práticas observadas em cada viagem e os resultados positivos já alcançados em 2010, por participantes que já implantaram melhorias em seus negócios com base nas observações das viagens técnicas, que contribuem para a melhoria do destino como um todo. De acordo com o coordenador técnico do programa, Daniel Spinelli, o Benchmarking 2010 já proporcionou 229 ações de melhorias nas empresas. “São as mais diversas ações, desde pequenas melhorias na forma de atender o turista, até mudanças na gestão dos negócios”, afirma Spinelli.
“É um investimento valioso que o governo faz no empresariado brasileiro e ficamos muito satisfeitos quando percebemos o envolvimento e a emoção dos participantes em buscar melhorias em seus empreendimentos com ganho de qualidade e de competitividade do turismo nacional”, explica Antonio Azevedo, diretor da Abav e responsável pela execução do projeto.
Todo o conhecimento gerado pelo Benchmarking 2010 é de domínio público. Durante os seminários, foi distribuída uma publicação com um resumo das viagens, um arquivo contendo as 20 melhores práticas identificadas pelos consultores técnicos, além de dois DVDs. Um deles com os vídeos-resumo do Vivências Brasil, que são as viagens nacionais do Benchmarking, e, o outro, com vídeos do Excelência em Turismo, resumo das viagens internacionais. Os interessados em acessar o conhecimento gerado pelo programa podem procurar as entidades envolvidas em cada estado.
Em 2010 o Benchmarking visitou nove destinos, três internacionais e seis nacionais. Pela ordem cronológica as viagens técnicas foram para República Tcheca, Itália, Recife e Olinda (PE), São Paulo, Brotas e Socorro (SP), Peru, Gramado e Canela (RS), Búzios (RJ) e Pantanal (MS). Ainda será realizada uma viagem ao México, a partir do dia 26 de novembro, com foco de observação na operação diversificada de segmentos turísticos.
O objetivo do projeto é capacitar micro e pequenos empresários brasileiros que atuam diretamente no receptivo ao turista – donos de hotéis, pousadas, restaurantes, agências e operadoras – com base na análise de boas práticas adotadas em destinos que são referência em cada segmento. Os empresários selecionados para cada viagem se comprometem a multiplicar os conhecimentos em seu destino de origem contando com apoio dos Sebraes e Abavs regionais, além das secretarias de turismo estaduais.