Viagem de 30 dias resultará em documentário sobre as belezas do Brasil.
A Expedição tem como proposta fazer um verdadeiro inventário antropológico e cultural do Brasil, que dará origem, em 2011, a um documentário sobre a beleza e diversidade brasileira além de um livro que trará dicas de esportes, cultura e lazer nos locais visitados. Os dez expedicionários escolhidos em um concurso via internet têm em comum o gosto pela pratica de esportes de aventura. Eles estão viajando por regiões pouco exploradas, perfeitas para a prática de esportes radicais como escalada, rapel, montanhismo, ciclismo, trekking, parapente, entre outros esportes radicais. No total serão 32 municípios visitados e 8 mil quilômetros de estradas rodados em 30 dias de aventura.
A equipe conta também com uma antropóloga, que fará um levantamento de traços marcantes da cultura, dos costumes e das tradições de cada um dos povoados visitados - de aldeias indígenas a comunidades quilombolas. Fazem parte ainda da expedição um chef de cozinha, que além de cozinhar para todos os integrantes, terá a missão de criar receitas – e reinventar pratos típicos, usando ingredientes locais –, e um músico. A esse profissional caberá a tarefa de captar os sons de cada região e transformá-los em trilha sonora da viagem. E por um pentacampeão em escalada de dificuldade, que vai acompanhar todas as atividades radicais.
A expedição saiu do estado do Rio de Janeiro no último dia 10. Desceu pelo litoral de São Paulo e seguiu até Santa Catarina; de lá subiu pelo Paraná, cruzará o Mato Grosso do Sul, passando por Bonito e pela região do Pantanal, até chegar à Serra do Roncador, no Mato Grosso. Depois disso, seguirá para o Distrito Federal, passará por Goiás e contornará a divisa de Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo, até chegar a São Paulo.