Pantaneiros participam de I Curso de Capacitação de Condutores de Visitantes no Pantanal
Embrapa Pantanal
Com o objetivo capacitar membros da comunidade local para oferecer serviço de condução ecoturística de qualidade, foi iniciado, no dia 22 de novembro, o “I Curso de Capacitação de Condutores de Visitantes no Pantanal”. Durante oito dias, 11 alunos, membros da comunidade local, nascidos e criados no Pantanal: peões de fazenda, assistentes da Embrapa e ribeirinhos, terão a oportunidade de conhecer conceitos teóricos e práticos sobre assuntos relacionados ao atendimento de turistas na região pantaneira.
Segundo a coordenadora do curso, Isabella Fontana, este é um projeto piloto que visa desenvolver, futuramente, um curso de extensão continuada cada vez mais completo para capacitar membros da comunidade local: “ O potencial turístico do Pantanal é inegável e pensando na necessidade de capacitação de mão-de-obra, organizamos este curso. Por se tratar de um curso piloto os alunos foram indicados por pesquisadores da Embrapa Pantanal e por profissionais da área turística que já conhecem prováveis alunos que atuam neste ramo em hotéis-fazenda localizadas na Nhecolândia”, explica Isabella.
Dividido em duas etapa, o curso conta com uma fase teórica, ministrada no prédio da Embrapa Pantanal, em Corumbá, e outra prática, realizada no Campo Experimental da Unidade: Fazenda Nhumirim. Os conteúdos vão desde cuidados básicos com cavalos e cães, técnicas básicas de operação de veículos 4x4, uso de GPS e noções de primeiros socorros até informações sobre o bioma e história do Pantanal, identificação dos principais mamíferos do Pantanal, noções de legislação ambiental, biopirataria e empreendedorismo na área.
O “I Curso de Capacitação de Condutores de Visitantes no Pantanal” é uma realização da Embrapa Pantanal, (Corumbá-MS), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, em parceria com a Universidade de Brasília (UNB) e conta com o apoio da Organização Não-Governamental Wildlife Conservation Society (WCS).