segunda, 08 de novembro de 2010
MS Notícias
O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Bonito realizou nos dias 21 e 22 de outubro o curso denominado: "Capacitação e Formação de Mulheres Gestoras e Multiplicadoras em Cooperativismo e em Empreendedorismo Solidário em Mato Grosso do Sul", resultado de trabalho conjunto entre a Faculdade de Direito (FADIR) da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e a Prefeitura Municipal de Bonito, através da Secretaria de Assistência Social.
A finalidade do curso foi capacitar mulheres gestoras e multiplicadoras sobre o cooperativismo e empreendedorismo solidário, aumentando o conhecimento dos participantes e aperfeiçoando práticas sobre artesanato, cultura, trabalho e renda para aplicação dentro da realidade social existente. Através de seminários informativos o evento destacou a importância do cooperativismo e empreendedorismo aliado à capacidade e ao dinamismo das mulheres no âmbito da sua casa, família, comunidade e sociedade. O curso também abordou a legislação vigente tratando da criação, manutenção e desenvolvimento das cooperativas e de seus cooperados como forma de agregar valores através do trabalho conjunto.
A cerimônia de abertura do curso contou a participação do prefeito municipal José Arthur, da primeira dama e secretária de Assistência Social Izabel Aivi de Figueiredo, do vice-prefeito Odilson Soares e da presidente da Câmara Municipal, Luisa Aparecida Cavalheiro de Lima. Também presente o vereador Josmail Rodrigues, o secretário do Meio Ambiente, Edmundo Costa Júnior e o assessor de Gabinete, Alan Monteiro, entre outras autoridades, bem como moradores interessados.
De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Izabel Aivi de Figueiredo, a realização do curso é de grande importância para Bonito na medida em que "amplia as condições e oportunidades de acesso ao mercado de trabalho e avança na equidade de gênero e raça/etnia nas relações existentes no setor".