segunda, 08 de novembro de 2010
Mercado e Eventos
O Parque Nacional da Serra da Bodoquena, no Mato Grosso do Sul, deverá ser oficialmente aberto à visitação nos primeiros meses de 2011, segundo o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Rômulo Mello, ao anunciar medidas de estruturação da unidade, que deverão fortalecer o ecoturismo na região do município de Bonito.
O conselho consultivo já está sendo implantado. O plano de manejo pode ficar pronto antes da primeira metade de 2011, o que permitirá a visitação do público. Hoje, o Parque da Serra da Bodoquena permanece fechado para visitantes. "Esta é uma área muito importante para a conservação e será implementada", disse Mello.
Criado há 10 anos com 74 mil hectates, o Parque da Bodoquena estava impedido de criar seu conselho consultivo por conta de uma ação judicial movida por produtores rurais. Na verdade uma tentativa adicional a ações anteriores que pediam a anulação do decreto de criação do parque. Entretanto, os esforços contrários à criação e implementação da unidade de conservação foram barrados por julgamentos realizados recentemente.
O ICMBio deve propor em breve uma ampliação dos limites do parque, já que muitas das nascentes dos rios que garantem o turismo de Bonito permanecem desprotegidas. Novas áreas protegidas também devem ser propostas na bacia do Alto Paraguai.