sexta, 20 de agosto de 2010
Aquidauana News
O Quarteto Radamés Gnattali apresentou ontem o projeto "Brasil de Tuhu - Concertos Didáticos" para estudantes das escolas da rede pública de Bonito e Aquidauana. Hoje o espetáculo acontecerá em Campo Grande.
A passagem pelo Mato Grosso do Sul foi iniciada em Corumbá e Ladário.
Os músicos se basearam no antológico Guia Prático (1932), de Heitor Villa-Lobos, para selecionar e adaptar o repertório que vem sendo mostrado aos jovens dos ensinos fundamental e médio, com a intenção de estimular seu interesse e percepção musicais.
Popularizar a música erudita é um dos principais lemas do Quarteto Radamés Gnattali, formado por Carla Rincón e Francisco Roa nos violinos, Fernando Thebaldi na viola e Hugo Pilger no violoncelo.
Juntos, eles querem fazer o que está ao alcance para efetivar o ensino de música nas escolas, que será obrigatório a partir de 2011, devido à aprovação da lei 11.769, em 2008. Eles propõem que a iniciação musical nas escolas seja feita a partir da música brasileira.
"No ano passado, quase 4 mil alunos participaram dos concertos. Cerca de 70% deles nunca haviam assistido a uma apresentação de música clássica e mais de 90% aprovaram o conteúdo apresentado", calcula Fabiana Costa, diretora da Baluarte Agência e coordenadora do projeto.
Internautas podem acompanhar o diário de viagens do projeto, que começou esse ano pelo Ceará, através do site www.brasildetuhu.com.br. O patrocínio é do Instituto Votorantim e da Votorantim Cimentos.