sábado, 14 de agosto de 2010
DCI
Com grandes eventos a caminho, como a Copa de 2014 e a Olimpíada de 2016, o Ecoturismo e o Turismo de Aventura são grandes apostas do mercado nacional. Visando intensificar a qualidade e a divulgação destes segmentos, acontece de 20 a 23 de setembro, em São Paulo, o Encontro Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta Summit 2010). O evento será promovido pela Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismos de Aventura (Abeta), com apoio do Ministério do Turismo, Sebrae, Embratur e TAM Linhas Aéreas, entre outros parceiros.
O evento deste ano vai focar os temas da comunicação e da comercialização. Vamos fortalecer as Rodadas de Negócios (nacional e internacional), além de abrir as discussões durante o congresso técnico sobre as ferramentas de comunicação mais eficazes para as empresas de ecoturismo e turismo de aventura. Com certeza os empresários vão aproveitar o Abeta Summit 2010 para enriquecer seus negócios", garante o presidente da Abeta, Jean-Claude Razel.
Os dois temas do evento irão permear as palestras e debates programados para o congresso técnico. As apresentações irão considerar as principais demandas dos empresários de ecoturismo e turismo de aventura e abordar as novas tendências de mercado. Os gestores nacionais dos projetos de turismo no Sebrae, Germana Magalhães e Dival Schmidt irão fazer palestras e coordenar três mesas-redondas. Germana falará sobre os temas 'Projeto de Fomento ao Turismo em Parques Nacionais e Entorno' e 'Concessão nos Parques Nacionais'. Dival Schmidt irá falar sobre 'Encontro com as Oportunidades de Negócios da Copa de 2014'.
O projeto sobre parques nacionais será executado no âmbito do Acordo de Cooperação Técnica firmado em 2007 entre o Sebrae e o Ministério do Turismo, segundo informações da gestora Germana Magalhães. "O projeto é voltado para micro e pequenos empresários que compõem a cadeia produtiva do turismo de cinco destinos nacionais, bem como para gestores, coordenadores, condutores e trabalhadores do setor", afirma Germana.
Serão contemplados com as ações cinco parques nacionais e seu entorno, um em cada macrorregião do País. São eles: Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO), Parque Nacional da Serra dos Órgãos (RJ), Parque Nacional Aparados da Serra (RS), Parque Nacional de Anavilhanas (AM) e Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (PE).
Os inscritos no 'Encontros de Negócios' poderã apresentar e vender seus produtos para empresas nacionais e internacionais interessadas em comercializá-los. Este ano estão disponíveis 83 vagas para fornecedores de produtos turísticos, que irão contar com tabletops - espécie de escritório da empresa com infraestrutura necessária para facilitar negociações junto aos compradores durante o evento. As inscrições podem se feitas até o dia do início do evento, mas as vagas são limitadas.
"Participei das edições anteriores e o tabletop foi muito bom, positivo em relação aos contatos feitos. Os compradores ficaram muito interessados. Acho interessante a inclusão dos compradores nacionais e será importante para minha empresa", afirma Íon Zarantonelli, da Travessia Ecoturismo. Antes do início do Abeta Summit 60 compradores mundiais farão viagens de familiarização em 11 roteiros brasileiros. A idéia é que eles conheçam de perto os roteiros que serão comercializados no Encontro de Negócios.