imagem do onda

sexta, 30 de julho de 2010

Praça das Artes granha "Um Peixe para Bonito" de Juan Muzzi

Rogério Valdez - Festinbonito

A união entre natureza e cultura está na representação da arte "Um Peixe para Bonito", do artista plástico Juan Muzzi, que foi inaugurada na manhã de ontem (29) na Praça das Artes do Centro de Informações Turísticas da cidade. "Está sendo um momento especial para Bonito ao estarmos recebendo esta obra de um artista tão importante e que vem agregar ainda mais valor ao nosso município", afirma o prefeito de Bonito, José Arthur Soares de Figueiredo.

"Agradeço ao artista Juan Muzzi por produzir esta obra especialmente para Bonito que embeleza a nossa Praça das Artes", diz o prefeito. A escultura está ao lado da árvore assinada pelo artista Jaime Prades e construída com madeira proveniente do lixo.

As duas obras que embelezam a Praça das Artes foram trazidas para Bonito a partir de uma parceria do Festival de Inverno com a Fundação Memorial da América Latina, de São Paulo. "A ideia de trazer estas esculturas para Bonito já vem desde o ano passado com a árvore de Jaime Prades, representando o desperdício da madeira que existe. Pensando em dar continuidade nesta iniciativa, este ano trazemos a arte de Juan Muzzi, porque é interessante trazer algo inspirado nas raízes latinas e o Juan é um artista que está integrado nesta questão e já tem obras em locais importantes no País, e agora Bonito passa a fazer parte deste circuito", explica o diretor da Fundação Memorial América Latina, Fernando Calvoso.

"Um Peixe para Bonito" é uma escultura em aço, tem aproximadamente 800 quilos com 2,30 metros de altura e 1,30 metros de largura. A obra busca representar a leveza do peixe pulando por cima da água. A peça representa a linguagem construtiva da Ameríndia, mostrando o peixe da mesma forma como os povos pré-colombianos o representavam.

"É uma arte quente, arte que mostra o peixe que é a sobrevivência dos índios, da natureza, representa o que é a cultura da América Latina", avalia Calvoso sobre a escultura de Muzzi, que é uruguaio e morador da grande metrópole sul-americana que é São Paulo.

"A cultura é a representação da relação do homem com suas tradições", afirma o presidente da Fundação de Cultura do Estado, Américo Calheiros que também participou da cerimônia de inauguração da obra que fica permanentemente em Bonito como um presente do 11º Festival de Inverno.

O QUE ACHOU DESSA NOTÍCIA? DEIXE O SEU COMENTARIO ABAIXO: