sexta, 23 de julho de 2010
Rogério Valdez - Festinbonito
A cidade de Bonito vai ganhar um novo ponto turístico: a escultura "Um peixe para Bonito", assinada pelo artista plástico uruguaio Juan Muzzi, será o presente permanente do 11º Festival de Inverno para o município. "Se trata de uma escultura em aço que transmite a leveza do peixe pulando por cima da água", explica Juan.
A arte ficará permanentemente na Praça das Artes do Centro de Informações Turísticas de Bonito. Uma cerimônia de lançamento vai marcar a inauguração do novo monumento da cidade no dia 29, às 10 horas.
A escultura, toda feita em aço, tem uma espessura de duas polegadas, pesa aproximadamente 800 quilos com 2,30 metros de altura e 1,30 metros de largura. De acordo com o artista plástico, a peça representa a linguagem construtiva da Ameríndia, mostrando o peixe da mesma forma como os povos pré-colombianos o representavam.
"A proposta desse novo trabalho é principalmente agregar a um destino tão especial como a cidade de Bonito, uma obra conectada com o meio ambiente. Uma figura moderna de uma das grandes riquezas dos belos rios do Mato Grosso do Sul, somando ao cenário natural. Essa obra pode vir a ser um novo cartão postal da cidade", afirma Muzzi.
O artista que se utiliza do estilo construtivo em suas obras, já teve a oportunidade de expor em Mato Grosso do Sul no ano passado, durante a sexta edição do Festival América do Sul em Corumbá. Na ocasião, Juan apresentou a exposição de telas "Trama do Tempo" no Instituto Luiz Albuquerque (ILA). Desta vez, Muzzi volta ao Mato Grosso do Sul com uma nova proposta de arte: a escultura. "A arte é pra ser sentida, sem expectativas de um sentimento definitivo. A intenção é a de transmitir clareza, simplicidade, numa arte vazada para se vislumbrar a natureza por através dela", diz.
Sobre a oportunidade de ter seu trabalho como um dos marcos do Festival de Inverno, o artista afirma: "Claro que me sinto envaidecido por estar presente nessa décima primeira edição do Festival de Bonito e poder apresentar a natureza da minha arte num conjunto de tantas expressões artísticas de primeira grandeza. E ainda mais, eternizando no cenário da cidade um pedaço do meu trabalho. Me sinto feliz por isso".