quarta, 21 de julho de 2010
Gizele Oliveira - Festinbonito
O 11º Festival de Inverno de Bonito apresentará duas produções artísticas que documentam a realidade de uma localidade na periferia de Belo Horizonte. O projeto "Retalhos do Taquaril" engloba um vídeo documentário de mesmo nome, dirigido por Cláudio Costa Val e Sílvia Pinheiro, e uma exposição fotográfica de Maria Fiuza, que se concentram na relação das mulheres do Taquaril, região periférica da capital mineira e o meio natural e humano onde habitam.
Já no primeiro dia do Festin, será aberta a exposição fotográfica "Retalhos do Taquaril: Recortes em P&B". A mostra poderá ser apreciada a partir das 20h do dia 28 de julho, e durante todo o Festival, no EscoEspaço.
No mesmo local, será lançado, no dia 31, às 19 horas o filme "Retalhos do Taquaril", com a presença do diretor Cláudio Costa Val. A produção cinematográfica tem 70 minutos de duração e retrata as "mulheres, seus sonhos, sons, desejos, necessidades e texturas".
Cláudio Costa Val estará em Bonito já no dia 29 participando de um debate do "Pensando Cinema", uma das atividades do EcoCine, como é chamada a programação de cinema do Festin. Nesse dia, às 16 horas, a discussão aborda produção audiovisual de baixo orçamento. Além de Cláudio Val, participam Tiago Pitthan ("Os Profissonais"), Cavi Borges ("Em Trânsito" e "A Distração de Ivan"), e o editor e jornalista Ben Hur Avelino. O jornalista Renato Heimbach será o mediador.
O "Pensando Cinema" do dia 31, às 16 horas, também terá a participação do diretor de "Retalhos de Taquari", em debate com o tema "produção de filmes documentários e o meio socio-ambiental".