imagem do onda

terça, 20 de julho de 2010

Teatro de bonecos desperta a imaginação com inanimados

Luciana Gabas - Festinbonito

Dois amigos resolvem fazer um piquenique no jardim zoológico. Ao encontrarem as portas do parque fechadas resolvem criar, com muita criatividade e senso incomum, um zoológico particular com animais feitos de pratos, panos, garrafas, talheres e outros materiais inusitados. No palco, as criaturas do Zôo-Ilógico vivem situações cômicas e poéticas. A peça teatral da Cia Trucks de bonecos será apresentada durante o 11° Festival de Bonito, no dia 29, às 21h, no Eco Espaço.

Zôo-Ilógico é baseada em uma ideia simples, mas estimula a criatividade e propicia a elaboração de novos referenciais imaginários. Objetos do cotidiano são transformados em mais de uma dezena de divertidas e inusitadas criaturas animadas, que em cena, divertem e encantam o público. A técnica teatral é conhecida como "Teatro de Objetos".

O projeto reúne três dos mais conceituados profissionais do teatro de animação do país: Cláudio Saltini da Cia. Circo de Bonecos, Henrique Sitchin e Verônica Guerchman, da Cia. Trucks e do Centro de Estudos e Práticas do Teatro de Animação de São Paulo. Em cartaz desde 2004, a peça já foi apresentada mais de 500 vezes em todo o país e foi recomendada pela crítica do Guia da Folha de São Paulo, revista Veja São Paulo e jornal O Estado de São Paulo.

Em 2004 o espetáculo recebeu o Prêmio APCA de melhores atores para Cláudio Saltini e Henrique Sitchin e no mesmo ano foi agraciado com o Prêmio Coca-Cola Femsa na categoria Especial - Inovação de Linguagem. Zôo-Ilógico foi apresentado em festivais internacionais de teatro no Brasil e Israel.

O trio também é responsável pelo espetáculo "Truks: A Bruxinha", que permaneceu em cartaz por oito anos em São Paulo, com mais de 1200 apresentações. A peça ganhou vários prêmios e influenciou o trabalho de artistas do teatro de bonecos.

O QUE ACHOU DESSA NOTÍCIA? DEIXE O SEU COMENTARIO ABAIXO: