imagem do onda

quarta, 14 de julho de 2010

Teatro de mamulengo leva cultura e preservação para Bonito

Rogério Valdez - Festinbonito

A arte do teatro de mamulengo, típico do nordeste brasileiro, está entre as atrações do 11º Festival de Inverno de Bonito. O Mestre Valdeck de Garanhuns traz ao festival dois espetáculos que dialogam com a proposta do evento que é de celebrar cultura e meio ambiente.

Na Praça da Liberdade será apresentada a peça "A Lenda da Gralha Azul", em que o artista conta a história da ave encantada que já foi um corvo, mas que um dia, não suportando o enorme sofrimento de ver a destruição de um pinheiro onde morava, voou desesperada, alcançando uma grande altitude e chegando até o céu. Lá, foi recebida pelo próprio Deus que, como prêmio pela sua bondade, transformou-a na Gralha Azul e lhe deu a missão de defender e preservar os pinheirais.

Conforme o Mestre Valdeck, a peça leva importantes lições, entre elas a preservação do meio ambiente, analisando a matança indiscriminada da fauna e da flora. A plateia é parte ativa dessa brincadeira, ajudando a Gralha, na conscientização que devemos ter em relação à preservação. Para isso, o Mestre conta com a ajuda dos seus três músicos, Oriquerê, Caçula e Leandro, seu ajudante Philipe Antunes e sua figurinista e aderecista Regina Drozina.

O espetáculo "A Lenda da Gralha Azul" será apresentado no dia 30 de julho, às 16h30, na Praça da Liberdade.

Simão e O Boi Pintadinho

A outra peça de teatro de mamulengo apresentada no festival é "Simão e O Boi Pintadinho". A proposta do espetáculo é mostrar a cultura nordestina através dos bonecos do Mestre Valdeck de Garanhuns, que classifica a peça como "literalmente popular".

A história se passa na fazenda do coronel Vicente Pompeu, que vai fazer uma grande festa para comemorar o noivado de sua filha Rosinha. O coronel quer que a festa seja uma grande folia brasileira, com apresentações de Bumba-Meu-Boi, Reisado, Ciranda e Frevo. Para organizar todos os preparativos da festa, ele manda chamar o seu braço direito, que é Simão de Lima Condessa.

Simão fica encarregado de tudo, desde a culinária até a parte artística do evento, e, para isso, conta com a ajuda de sua companheira Marieta e alguns amigos. Porém, ele é interpelado pelo Gringo e o Político, que também são convidados para a festa e se dizem "amigos" do coronel. Eles querem modificar todo o esquema da festa, para colocar coisas mais "modernas", que estão em evidência na mídia. Simão reluta, mas os dois usam de métodos fraudulentos e soltam a Cobra-Grande para devorar o Boi Pintadinho, que é a principal figura da brincadeira.

O mamulengo é apresentado dentro de uma barraca onde ficam o mestre e mais um ator; do lado de fora ficam os músicos que completam o espetáculo. A apresentação acontece no EcoEspaço, no dia 31 de julho, às 17 horas.

O QUE ACHOU DESSA NOTÍCIA? DEIXE O SEU COMENTARIO ABAIXO: