quinta, 17 de junho de 2010
MS Notícias
O Aquário do Pantanal, como é chamado o Centro de Pesquisa e Reabilitação da Ictiofauna (Cepric), está previsto para entrar em operação em 2012. Dispõe de 20 tanques, sendo 16 com espécies do Pantanal e 4 com as espécies da biodiversidade do Brasil.
Um dos destaques do Aquário será o auditório, que terá no fundo um aquário com 105m3. Além do auditório, o Aquário terá um tanque, de 20m3, disposto no hall de entrada, com espécies ornamentais.
O oceanógrafo responsável pelo projeto, Hugo Gallo Neto, explicou que o Centro de Pesquisas e Reabilitação da Ictiofauna (Cepric) será o primeiro "Word Class Aquarium" do Brasil, ou seja, o primeiro aquário do País que obedece a padrões internacionais.
Hugo Gallo, que também foi criador do aquário de Ubatuba (SP), afirma que o aquário terá eficiência energética, uso de materiais recicláveis e reuso de água. "Entre os aquários de água doce, será o maior do mundo", afirma. O local contará com apenas um tanque marinho.
O manejo das espécies em exposição deverá ser objeto de estudo e pesquisa constante no Aquário do Pantanal, que servirá como um grande laboratório vivo para maior entendimento sobre a biologia e ecologia da fauna e flora do Pantanal.