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segunda, 14 de junho de 2010

Participação em feiras: uma das estratégias do turismo do MS

A Crítica

A Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul representou o Estado em nove países e seis Estados apenas neste primeiro semestre de 2010. Foram 25 eventos promocionais (feiras) que visaram promover os destinos locais e com isso impulsionar a atividade turística no Estado tanto nacional como internacionalmente.

"A participação em eventos é uma das estratégias para a consolidação dos nossos destinos turísticos. A feira funciona como um canal de comunicação com o público, seja com o consumidor final, com o agente de viagens ou com os operadores de turismo, é um espaço onde podemos mostrar nossos atrativos turísticos para mais de 100 mil pessoas, como acontece em algumas feiras, incentivar a comercialização, propiciar a troca de experiências e com isso incrementar a atividade turística e fomentar a economia através deste setor", defende Nilde Brun, diretora presidente da Fundação de Turismo de MS.

O último evento do semestre será o Festival de Turismo, a ser realizado nos dias 16, 17 e 18 de junho, em Foz do Iguaçu, no Paraná. A prefeitura de Foz de Iguaçu é uma grande parceira do governo do Estado na participação em eventos, devido a algumas particularidades entre os destinos, e ao já consolidado roteiro de ecoturismo, a Rota Ecoturismo do Pantanal a Iguaçu.

O maior evento de turismo da América Latina, aconteceu de 26 a 30 de maio em São Paulo e Mato Grosso do Sul esteve presente divulgando as atrações de todas as regiões do Estado. A quinta edição do Salão do Turismo - Roteiros do Brasil, é uma promoção do Ministério do Turismo e incentiva a regionalização do turismo. No salão, a gastronomia, a cultura, as artes, a música e as manifestações artísticas de cada Estado está presente. É o Brasil inteiro representado em um só espaço.

O Salão também tem como proposta a qualificação no turismo, foram oferecidas palestra e minicursos para uma média de cinco mil pessoas. Os Encontros de Negócios superaram as expectativas e consolidaram o 5º Salão do Turismo como um ambiente de negócios. Segundo Alex Furtado, dono da Agência Ar, de Bonito, foram vendidos nos cinco dias de salão R$ 48 mil reais em pacotes para Bonito e Pantanal, com uma projeção de R$ 300 mil em vendas para as próximas duas semanas.

A participação nas feiras, uma tradição na atividade turística, atende uma necessidade de mercado, não apenas de agências e operadoras, mas também de meios de hospedagem, transporte, e demais segmentos envolvidos na engrenagem turística.

A Fundação de Turismo esteve presente em outras cinco feiras realizadas em São Paulo: Worshop CVC, Braztoa, Aviestur, Avistar e EBS, fundamentalmente, por se tratar do Estado que mais emite turistas para o Mato Grosso do Sul.

As demais feiras aconteceram em Goiás (Expopesca), Minas Gerais (Minas Tur), Paraná (Abav), Pernambuco (BNTM nordeste) e Santa Catarina (BNT Mercosul). Estados identificados pela Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul com potencial emissor, além de se tratar de eventos de grande abrangência e importância para o turismo.

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