sexta, 04 de junho de 2010
MS Notícias
Mato Grosso do Sul esteve presente de forma efetiva no 5º Salão do Turismo, que aconteceu de 26 a 30 de maio, em São Paulo. O governador André Puccinelli, o prefeito Nelson Trad, a diretora presidente da Fundação de Turismo Nilde Brun e aproximadamente outras 200 pessoas, entre prefeitos e secretários municipais, empresários do setor do turismo, estudantes e artistas do Estado participaram do mais importante evento turístico do país, onde é possível conhecer destinos e atrações, planejar viagens, comprar passagens aéreas e pacotes turísticos para os 26 estados do país e Distrito Federal.
Foram cinco dias em que Mato Grosso do Sul pode mostrar e comercializar as belezas naturais, artesanato, gastronomia e manifestações culturais das dez regiões turísticas (divididas em Bonito-Serra da Bodoquena, Caminho dos Ipês, Caminhos da Fronteira, Cone Sul, Costa Leste, Grande Dourados, Pantanal, Rota Norte, Vale das Águas e Vale do Aporé) para um público estimado em 100 mil pessoas.
Para o Gerente de Eventos da Fundação de Turismo do Estado, Matheus Dauzacker, o evento consolida o Programa Roteiros do Brasil implantado pelo Ministério do Turismo e com isso cria um movimento de interiorização do turismo, resgatando e valorizando as particularidades culturais de cada município. "Fico feliz em ver como Pantanal e Bonito é um roteiro bem aceito e consolidado entre o público do Salão, mas também é importante ver outras regiões do nosso Estado manifestando sua arte e cultura. Aqui todos são valorizados e isso vai impulsionar a atividade turística daquela região", observa.
O Salão é formatado para promover os destinos turísticos do Brasil e propiciar a qualificação no turismo. No Núcleo do Conhecimento foram realizadas palestras, mini cursos, workshops e debates criando um ambiente de troca de experiências, favorecendo a reciclagem e capacitação dos profissionais do setor, além de esclarecer dúvidas sobre as políticas públicas voltadas ao turismo.
Mato Grosso do Sul também foi favorecido com a liberação de recursos. Foi assinado um convênio entre o governador André Puccinelli e o ministro do Turismo Luiz Pereira Barretto para liberação de R$ 18 milhões para a pavimentação do último trecho da MS 178, rodovia que liga Bonito a Bodoquena. A estrada liga os principais pontos turísticos do Estado, Bonito e Pantanal, e vai beneficiar diretamente cerca de 258 mil pessoas, incluindo a população do município e região, além de fomentar o turismo local, que recebe cerca de 160 mil turistas ao ano.
Os resultados parciais do 5º Salão do Turismo indicaram um crescimento em público e na comercialização de serviços e produtos.