quarta, 02 de junho de 2010
MS Notícias
A abertura da Semana do Meio Ambiente de Corumbá, que ocorreu na noite da segunda-feira (31) no Centro de Convenções do Pantanal Miguel Gómez, teve como principal atividade a palestra do pesquisador Walfrido Tomás, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Pantanal). O tom de sua explanação foi a afirmação de que o Pantanal é um ecossistema bastante preservado, cujo conhecimento sobre a fauna e flora ainda é bastante limitado. "Pouco se conhece sobre os invertebrados e microorganismos do Pantanal, mas sabemos que estes seres vivos têm uma importância muito grande em pesquisas da área biomédica", disse.
Como exemplo das possibilidades existentes no Pantanal, Walfrido citou a utilização da saliva do morcego-vampiro no tratamento de derrames, estudo feito por cientistas australianos da Universidade Monash. Ele também apresentou uma série de dados sobre os animais existentes na região. Um estudo de 2008 detectou 553 espécies de aves no Pantanal e 812 espécies em toda a Bacia Pantaneira. "É a área úmida mais rica em espécies aviárias do mundo", enfatizou. Com relação aos mamíferos, levantamento realizado neste ano apontou 233 espécies em toda a bacia, sendo quase 100 só na região pantaneira. São 68 espécies de médio porte, 75 de pequeno e 90 de morcegos.
No entanto, conforme o pesquisador da Embrapa Pantanal, 12% dos mamíferos existentes no Pantanal são classificados globalmente como ameaçados de extinção. Outros 179 tipos de répteis foram identificados na Bacia do Alto Paraguai, sendo que 70% deles estão no Pantanal. Como forma de preservação da fauna e flora, Walfrido defendeu a valorização de atividades tradicionais que causam pouco impacto ao ecossistema.
A Semana do Meio Ambiente é organizada pela Secretaria Executiva de Meio Ambiente, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Integrado, e pela Embrapa Pantanal, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS - Campus Pantanal), Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira, 17º Batalhão de Fronteira, Fundação O Boticário, Instituto Homem Pantaneiro, Moinho Cultural, Vale, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Polícia Militar Ambiental. A programação é patrocinada pela Unipav, Vetorial e Votorantim.
O Conselho Municipal de Meio Ambiente, a Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul), Ong Paz e Natureza Pantanal, Faculdade Salesiana Santa Tereza, Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) e Ase Motors são parceiros na realização do evento, que conta ainda com o apoio da Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat), Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e Corumbaense Futebol Clube.