terça, 13 de abril de 2010
MS Notícias
Os gerentes da Casa do Artesão de Aquidauana, Lorival da Silva Santos e Maria Santos Calonga, e a diretora social da instituição, Iracema de Oliveira Mendes, apresentaram um relatório de atividades ao prefeito Fauzi Suleiman demonstrando crescimento das vendas.
"Viemos aqui lhe visitar e apresentar um relatório dos trabalhos e das vendas brutas que fizemos nos últimos quinze meses. Nós avançamos muito, os números de visitações e vendas aumentaram desde o retorno do Trem do Pantanal. De cada dez pessoas que nos visitam, seis são turistas e quatro aquidauanenses. Estamos satisfeitos", disse Lorival ao chefe do executivo.
Já Maria Calonga ressaltou que com o desenvolvimento de atividades pelo Governo Municipal na Praça dos Estudantes mais aquidauanenses passaram a visitar a Casa do Artesão. "Hoje a praça é freqüentada por famílias e isso é muito bom para nós, pois elas passaram a conhecer nossos trabalhos. Agradecemos o apoio que temos recebido de todas as suas gerências", disse.
Ao enaltecer os trabalhos desenvolvidos pelos gerentes da Casa do Artesão e pela categoria na cidade, o prefeito Fauzi Suleiman destacou que são as parcerias é que fazem com que o município avance e se desenvolva.
O chefe do executivo adiantou ainda que pretende implantar uma "feira" na cidade, onde serão montadas barracas padronizadas para a comercialização de produtos agrícolas, artesanatos e alimentos. A proposta é que a feira seja realizada na Praça dos Estudantes às sextas-feiras à noite e aos sábados até a chegada do trem.
"Temos uma produção na agricultura familiar muito forte e precisamos de um local para expor e comercializar estes produtos. A feira também se tornará um atrativo para os turistas bem como para os próprios aquidauanenses, gerando movimento na praça e conseqüentemente na Casa do Artesão", explicou Fauzi.
A Casa tem hoje 300 artesãos inscritos e possui um acervo de mais de 3.000 peças. Destes associados 70% são profissionais de Aquidauana e 30% de artistas de outras cidades da região. A instituição também atua como parceira dos Projetos Sociais e do Núcleo de Qualificação da Mão-de-Obra e Geração de Emprego e Renda do Governo Municipal.