segunda, 12 de abril de 2010
Viagem Brasil
A Fazenda Cacimba de Pedra - Reino Selvagem, localizada no município de Aquidauana (MS), está se transformando em destino turístico de centenas de turistas estrangeiros que visitam o local para ver de perto o cultivo de 12 mil cabeças de jacarés-do-pantanal da espécie Caiman crocodilus yacaré, que estão em regime de confinamento.
O projeto teve início em 1980, quando o produtor rural Gerson Bueno Zahdi iniciou seus investimentos em pesquisas de reprodução e criação do animal. Após desenvolver uma tecnologia própria que gerou o surgimento do jacaré precoce (abatido com um pouco mais de 1 ano de idade e até 8kg peso), a novidade fez com que milhares de visitantes fossem conhecer a criação todos os anos.
De acordo com o produtor rural, o turismo já corresponde a 15% do total do faturamento. O restante, segundo ele, é dividido entre a exploração econômica do couro do jacaré, e a pecuária bovina de corte. "Pelo ritmo que estamos vendo, logo o turismo irá representar 30% de nossa receita", afirma Zahdi.
Zahdi é o único empreendedor rural do Estado que desenvolve o cultivo do jacaré-do-pantanal com a devida autorização do Governo Federal.