segunda, 29 de março de 2010
Secretaria de Turismo de Foz do Iguaçu
Em sua 27ª edição a feira na Suécia é considerada a mais importante para o mercado de viagens escandinavo.
A participação na TUR - Feira pioneira em Viagens,Turismo da Escandinávia oportuniza a divulgação dos atrativos e serviços locais para agentes, operadoras e público sueco.
O Destino Foz do Iguaçu realiza mais uma ação de promoção turística em novos mercados. Já participou de feiras na Holanda e Finlândia e agora na Suécia, países considerados potenciais, pelo aumento da emissão de turistas, poder de compra e renda per capita.
A TUR 2010 é considerada o evento mais importante para o mercado de viagens escandinavo, em sua 27ª edição acontece entre os dias 25 a 28 de março em Gotemburgo.
A exposição é aberta a profissionais e visitantes da Suécia e região que participam para conhecer os vários destinos e produtos representados por cerca de 1,200 expositores de 102 países e onde se tem a oportunidade de realizar negócios, fazer contatos e obter mais informações referentes aos destinos mundiais.
Foz do Iguaçu está participando como co-expositor da Embratur, em uma área total de 105 m², juntamente com destinos, operadoras, hotéis e as companhias aéreas TAM e TAP. A ação da Embratur visa promover os destinos do Brasil na região escandinava, apoiar a divulgação de voos e rotas entre as principais cidades européias e brasileiras, além de estreitar as relações entre o profissionais dos dois países.
Para o Secretário de Turismo Felipe Gonzalez, a participação no evento é muito oportuna, principalmente pelo fato da promoção do Destino Foz do Iguaçu nesta importante Feira ser novidade. "No ano passado, o Foz do Iguaçu juntamente com Pantanal Sul/Bonito, participou do Seminário Brasil TAM para Agentes de Viagem na cidade de Estocolmo, a ação foi excelente, pois percebemos o interesse que o mercado sueco tem por destinos como o nosso de ecoturismo".
Mercado Sueco
No ano de 2008, 43.594 turistas suecos visitaram o Brasil (Embratur) e dados do Instituto Chico Mendes- IBAMA de 2004 a 2008 apontam um aumento de 35,58% destes turistas para Foz do Iguaçu. No total, os países escandinavos enviaram cerca de 15.000 turistas a Foz do Iguaçu no ano de 2009. (PNI-ICMBIO)
De acordo com o Plano Aquarela da Embratur, a Suécia é um dos novos mercados que o Plano indica como sendo de alto interesse e grande acessibilidade ao Brasil, pois a sua população tem uma das maiores rendas per capita da Europa e que economicamente toda a Escandinávia será uma das regiões menos atingidas pela atual crise econômica global.
Economicamente próspero, a Suécia é membro da União Europeia desde 1995. Sua maior cidade é Estocolmo. Gotemburgo é sua segunda maior cidade. A economia da Suécia é uma das que mais se destacam na Europa, foi capaz de atingir o crescimento sustentável através de ajustes fiscais e dinamização da economia. O PIB per capita do país em 2008 foi de US$ 36.900.