sexta, 06 de novembro de 2009
Saulo Coelho Nunes - Embrapa Pantanal
Na última semana de outubro, chegaram à Embrapa Pantanal (Corumbá-MS), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, vários quilos de mel coletados em apiários instalados na fazenda Nhumirim, em projetos do pesquisador Vanderlei Doniseti Acassio dos Reis, especializado em apicultura.
Localizada na região pantaneira da Nhecolândia, a 160 quilômetros da zona urbana de Corumbá, a fazenda Nhumirim é o campo experimental da Embrapa Pantanal. Sua diversidade de espécies animais e vegetais, baías, salinas, cordilheiras e capões faz dela um recorte bastante representativo do Pantanal.
O objetivo dessa atividade foi obter amostras de mel que serão enviadas a três Unidades da Embrapa: Meio Ambiente (Jaguariúna-SP), Pecuária Sudeste (São Carlos-SP) e Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília-DF). Essas Unidades realizarão análises para determinar a presença ou ausência de resíduos e contaminantes em amostras de mel e de outros produtos agropecuários, no âmbito do projeto liderado pela pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente, Vera Lúcia Ferracini, intitulado "Rede de Resíduos e Contaminantes Químicos em Produtos de Origem Animal e Vegetal", do Macroprograma 2 da Embrapa, que abrange competitividade e sustentabilidade setorial.
"Pesquisadores irão implementar métodos de análises e verificar a ocorrência ou não de resíduos de agrotóxicos, drogas veterinárias e contaminantes inorgânicos. Essas análises gerarão parâmetros para atestar a qualidade e o nível de segurança dos alimentos produzidos no Brasil", explica Vanderlei.
Serão implementadas metodologias de análise e profissionais de laboratório e de suporte serão treinados para trabalhar com essas técnicas e tornar as pesquisas mais eficientes, além dos pesquisadores que atuam com esses produtos. "Há uma demanda crescente pela aplicação dessas análises porque o nível de exigência dos mercados internacionais em relação à segurança dos alimentos é cada vez maior, gerando barreiras não tarifárias e restringindo a importação de produtos sem certificação de segurança", diz o pesquisador.
A fazenda Nhumirim possui dois apiários, totalizando mais de 30 colmeias com abelhas africanizadas, com uso reduzido de insumos externos, o que torna a atividade muito próxima das práticas orgânicas. Com a realização dessas análises, o pesquisador acredita que, muito provavelmente, será confirmada a hipótese segundo a qual o mel produzido nessa região do Pantanal é bastante seguro. "Acreditamos muito nisso, e agora esperamos comprovar com dados científicos".