quinta, 05 de novembro de 2009
MidiaMax News
Dezenove brigadistas do Prevfogo de Corumbá estão agora combatendo um grande foco de incêndio florestal na região da Estrada Parque dentro do Pantanal sul-mato-grossense.
Os brigadistas do Prevfogo foram deslocados para o local do incêndio no final da tarde de ontem, assim que receberam o informe da queimada que está localizada entre as fazendas Cáceres e Firme que ficam na Estrada Parque na curva do Leque a 130 km de Corumbá.
A brigada do Prevfogo do Ibama em Mato Grosso do Sul chegou ao local do incêndio com a ajuda e apoio logístico de funcionários da fazenda Cáceres. A fazenda disponibilizou para a equipe do Ibama veículos para transporte dos brigadistas e alimentação para os combatentes. A coordenação estadual do Prevfogo em Campo Grande está monitorando os focos de calor da região afetada pela queimada e em todo o Estado através da leitura de satélite do Inpe - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.
Através do monitoramento via satélite e dos relatos dos brigadistas que estão no local da queimada a Coordenação do Prevfogo vai decidir se envia ou não mais combatentes para a região atingida ou mesmo quando deverá fazer a troca do pessoal que está no combate direto. A brigada de Corumbá têm 28 brigadistas treinados pelo Ibama em Mato Grosso do Sul. Outras duas cidades pantaneiras também possuem brigadistas treinados pelo prevfogo - Aquidauana e Porto Murtinho.
Até o momento a coordenação do Prevfogo em Campo Grande não tem informações a respeito das dimensões da área atingida pelo queimada.
Mas as brigadas seguiram para a região equipadas com bombas-costais, abafadores e pinga-fogos que ajudam no combate direto ao incêndio.
O município de Corumbá registra hoje 31 focos de calor. De janeiro até agora toda a região do Pantanal já registrou 2831 focos de calor. Segundo Alexandre Pereira do Prevfogo em Campo Grande, uma queimada ou incêndio florestal pode registrar até 30 focos de calor, dependendo da área atingida.
A mesma fazenda Firme que fica nessa mesma região registrou uma grande queimada que atingiu cerca de 5 mil hectares no mês passado. Na época o incêndio foi combatido e controlado pelas brigadas do Ibama no Estado com o apoio de trabalhadores das 4 fazendas atingidas pelo fogo.