terça, 27 de outubro de 2009
MidiaMax News
No próximo fim de semana, Aquidauana vai ser palco de uma grande festa popular com atrações em nível nacional no Parque de Exposição Manoel Antonio Paes de Barros. É a 1ª edição do Festival Pantaneiro que deve ser inserido no calendário de eventos de Mato Grosso do Sul.
O prefeito de Aquidauana Fauzi Suleiman (PMDB) está empenhado em enfrentar a crise que assola os municípios com criatividade e determinação, por isso a idéia do evento atraiu parceiros e já está viabilizada sem recursos do cofre do Município de Aquidauana. "Viabilizamos o apoio de empresas, de parlamentares entre eles o deputado federal Moka e do governo federal. Com esta festa cuja entrada será franca vamos gerar empregos e aquecer o comercio local", disse Suleiman durante entrevista a imprensa.
O evento que conta com o apoio do governo do Estado tem por objetivo reforçar a identidade cultural e auto-estima, projetar a cidade como destino turístico para Mato Grosso do Sul e Brasil, e acima de tudo buscar uma saída para a crise. Ao longo do festival vai ser discutido o processo de certificação da "carne oreada" como um produto da região pantaneira de Aquidauana.
O Festival Pantaneiro terá programação diversificada com foco na cultura do povo pantaneiro e shows artísticos. "Quem aprecia a culinária pantaneira já deve ir se preparando, pois nas várias barracas do evento serão comercializados arroz carreteiro, galinhada, puchero, sopa paraguaia, chipa, caribil, vaca atolada, lingüiça pantaneira, paçoca de carne seca, macarrão tropeiro, peixe, caldos, churrasco de chão, escondidinho de carne seca, espetinho, carnes exóticas - como jacaré - e carne oreada", disse Lusiane Queiroz, diretora da Fundação de Turismo local (FTA) em entrevista a imprensa.
Confira a programação: Na sexta, dia 30 de outubro, acontecerá a abertura oficial, às 18 horas, no Parque de Exposições de Aquidauana, seguindo-se abertura do Rodeio, às 20 horas e show com Chalana de Prata (Paulo Simões, Celito Espíndola, Guilherme Rondon e Dino Rocha) às 22 horas.
No sábado, dia 31 de outubro, logo às 06 horas começam as provas de laço comprido, carreirada e do Boi Parado. Ao longo do dia acontecerá encontro de comitivas (07h30), início dos concursos culturais (10h00), provas pantaneiras na arena da Exposição e na pista da Aceaqui (16h00), rodeio (20h00) e shows, com Tostão e Guarani (22h00).
No domingo, 1º de novembro, véspera de feriado nacional, encerram-se as provas pantaneiras, os concursos culturais e o rodeio. Às 22 horas, o 1º Festival Pantaneiro de Aquidauana será encerrado com um show de Almir Sater.
Segundo informações da FTA - Fundação de Turismo de Aquidauana, o Trem do Pantanal deverá oferecer aos turistas e visitantes um pacote especial para Aquidauana visando participação no Festival Pantaneiro. "Os passageiros e também os visitantes terão a oportunidade de conhecer através deste evento a cultura pantaneira, reconhecer a força de nossa economia e se encantar cada vez mais com a nossa cidade", disse o prefeito Fauzi Suleiman.