imagem do onda

quinta, 22 de outubro de 2009

Evento internacional em Bonito discute Comportamento Animal

MS Notícias

O município de Bonito, em Mato Grosso do Sul, vai sediar em novembro evento que reunirá importantes nomes nacionais e internacionais da Etologia. Acontece de 12 a 15 de novembro, o 27º Encontro Anual promovido pela Sociedade Brasileira de Etologia em parceria com a Universidade Anhanguera-Uniderp e Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Etologia é estudo do comportamento dos animais e da sua acomodação às condições do ambiente, seja esse natural ou em cativeiro. Por exemplo, o comportamento de algumas aves que exibem suas coloridas penas ou levantam as asas em determinadas situações é parte do estudo do comportamento animal. Além disso, a etologia também tem contribuído com estudos do comportamento do homem, também compreendido com um animal, e cujos resultados podem interferir positivamente na busca do autoconhecimento, do controle de emoções e de atitudes.

"Pesquisadores do Brasil e de outros países debaterão, apresentando suas pesquisas, trocando informações e experiências que promovam cada vez mais o entendimento do mundo animal. E, ter Bonito como cenário para esse evento é muito bom", destaca o coordenador do evento e biólogo José Sabino. Segundo ele, já há 400 pessoas inscritas e aproximadamente 250 resumos aprovados, com participantes de 21 estados brasileiros e de oito países - Brasil, Argentina, Uruguai, EUA, Inglaterra, Bélgica, França e Alemanha.

O tema central Evolução e Comportamento Animal faz uma homenagem aos 150 anos do lançamento da primeira edição do livro A origem das espécies de Charles Darwin. "Coincidentemente, este também é o ano do bicentenário do nascimento do naturalista britânico. Trata-se, portanto, de uma data altamente relevante para as Ciências Biológicas e, de modo específico, também para a Etologia, considerando a profunda afinidade de Darwin com as espécies animais. Por estas razões e para homenagear a memória de Charles Darwin e a teoria sobre a qual toda a Biologia Moderna se ergueu, escolhemos esse tema", ressalta Sabino.

Para a conferência de abertura foi convidado John Alcock, professor emérito da Escola de Ciências da Vida da Arizona State University, nos EUA e considerado um dos maiores etólogos da atualidade. Também estão confirmadas as presenças das pesquisadoras Leslie Knapp e Anabela Pinto, da Universidade de Cambridge, Robert Murphey, da Universidade Califórnia, Didier Demoulin, da Universidade Livre de Bruxelas, e Héctor Ricardo Ferrari, da Faculdade de Ciências Naturais da Argentina.

Nomes nacionais também já confirmaram presença como Eleonora Trajano, da Universidade de São Paulo, que falará sobre a evolução do comportamento em ambientes cavernícolas, o professor Cleber Alho, da Universidade Anhanguera-Uniderp que apresentará palestra sobre estratégias de comportamento de vertebrados no Pantanal, bióloga e pesquisadora Neiva Guedes, também da Universidade Anhanguera-Uniderp, cujo trabalho envolvendo a arara-azul é referência internacional e o pesquisador César Ades (IEA-USP) que fala sobre Darwin: um naturalista no mundo das emoções.

"A programação científica é densa. Ainda teremos simpósios sobre Comportamento e Conservação, Comportamento de Peixes Recifais e de Água Doce, Desafios de Divulgar a Evolução e Bem-Estar Animal, entre outros", pontua Sabino. Segundo o professor, será trazida para Mato Grosso do Sul a exposição Revolução de Darwin, originalmente montada no Museu de Ciências e Tecnologia da PUC do Rio Grande do Sul. O evento também premiará a melhor fotografia de animais silvestres e o melhor pôster de iniciação científica.

"O Encontro será também o primeiro evento científico de Mato Grosso do Sul com as emissões de carbono neutralizadas, em uma ação pioneira da Habitat Informação e Cultura para a Sustentabilidade. Por tudo isso, convidamos a comunidade acadêmica, imprensa, autoridades, para participar do maior evento de Etologia do país, pois ele certamente marcará época", finaliza.

A programação completa do evento, incluindo a relação dos minicursos, palestras, concurso fotográfico e demais informações sobre inscrições podem ser obtidas no site http://www.xxviieae.com.br .

O QUE ACHOU DESSA NOTÍCIA? DEIXE O SEU COMENTARIO ABAIXO: