imagem do onda

terça, 20 de outubro de 2009

Embrapa Pantanal publicará artigo em edição de revista

Saulo Coelho Nunes - Embrapa Pantanal

Com lançamento marcado para o início de 2010, a revista científica internacional Pastorialism tem, em seu número de estreia, artigo dos pesquisadores da Embrapa Pantanal especializados em produção animal, Urbano Abreu e Sandra Santos.

A publicação, editada pela pesquisadora escocesa do Macaulay Institute (Reino Unido), Carol Kervin, é interdisciplinar e os artigos dos pesquisadores são revisados pelos seus próprios pares. O foco principal da revista está voltado para os sistemas de produção animal extensiva em todas as regiões do mundo.

Intitulado 'Cattle Ranching, Conservation and Transhumance in the Brazilian Pantanal', o artigo de Abreu e Santos teve, ainda, a co-autoria da pesquisadora irlandesa Concepta McManus, da Universidade de Brasília (UnB). "É um apanhado dos mais de 20 anos de trabalho nosso no Pantanal, com grande enfoque no desenvolvimento sustentável - indicadores de sustentabilidade, cenários para desenvolvimento, entre outros", disse Urbano.

Os pesquisadores procuraram inserir no artigo todas as questões relativas a sistemas pastoris móveis em discussão mundialmente e, em paralelo, no Pantanal. "Já é universalmente aceito que a pecuária extensiva constitui um dos fatores primordiais no desenvolvimento sustentado do Pantanal. Os novos indicadores de sustentabilidade que estão sendo desenvolvidos na nossa Unidade de pesquisa irão fortalecer ainda mais a atividade na região", acredita o pesquisador.

Sandra Santos afirma que as pesquisas também estão voltadas para o desenvolvimento de estratégias de manejo sustentável das pastagens nativas, que constituem o principal recurso renovável do Pantanal. "Nós pesquisadores temos de valorizar o gado que é criado em regiões que ainda apresentam diversidade de paisagens naturais, onde não há a necessidade de desmatamento".

Para Urbano, a revista tem muito alinhamento com o tipo de pecuária sustentável que é desenvolvida no Pantanal. "O estudo publicado mostra a importância de avaliar com muito cuidado todos os impactos das atividades desenvolvidas no Pantanal. Ações como a construção de estradas e aterros são analisadas sob a perspectiva do seu impacto sobre a atividade pecuária", disse.

O trabalho dos pesquisadores da Embrapa Pantanal (Corumbá-MS), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, é o único originário de países em desenvolvimento na primeira edição de Pastorialism.

A publicação se propõe a subsidiar políticas públicas e tomadas de decisões em todo o mundo no sentido de buscar a sustentabilidade e harmonia de povos pastoris nômades com o mundo contemporâneo. "A atividade pastoril está diretamente ligada ao desenvolvimento desses povos e à conservação dos ecossistemas nos quais vivem e produzem. Havendo atividade econômica sustentável, fica garantida a sustentabilidade ambiental e social", afirma Urbano.

Pastorialism estará disponível para distribuição gratuita pelo site de um dos patrocinadores do projeto, a International Union for Conservation of Nature (IUCN), a mais antiga ONG voltada para o meio ambiente no mundo.

O QUE ACHOU DESSA NOTÍCIA? DEIXE O SEU COMENTARIO ABAIXO: