sábado, 19 de setembro de 2009
MS Notícias
O Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul, Imasul, realiza hoje em Bonito, a oficina "Construindo a política estadual de Educação Ambiental", oferecida pelo projeto "Educação Ambiental Itinerante", que tem como objetivo levantar o diagnóstico estadual de Educação Ambiental, junto a moradores, representantes de ONGs, professores, secretárias e população geral.
A reunião acontece na Câmara Municipal de Bonito, a partir das 13h30min, e de acordo com a técnica do Instituto, Auristela dos Santos o público presente terá a oportunidade de por meio do debate de conhecer e opinar sobre a minuta que dispõe sobre a Educação Ambiental no Estado. "Ainda trabalhamos com base no que diz a política federal, e o Mato Grosso do Sul por suas particularidades necessita de uma política de educação ambiental direcionada", declara.
Também será apresentada a Rede de Educação Ambiental de Mato Grosso do Sul, que visa dar continuidade as atividades de EA do Projeto GEF Rio Formoso no município e de outros projetos em todo o estado. "Com a REAMS, queremos compartilhar conhecimentos relacionados à EA, divulgar trabalhos de educadores ambientais, eventos, difundir informações e metodologias e integrar agentes de EA no estado, para fortalecer as redes temáticas como a REACERRADO e a Rede Aguapé Pantanal que envolvem o estado de Mato Grosso do Sul", explica a técnica.
A programação foi dividida em quatro blocos, confira:
Parte 01: 13h30min
Apresentação de autoridades locais convidadas
Apresentação de UEAD - Unidades de Educação Ambiental e Desenvolvimento
Apresentação de parceiros locais
Parte 02: 14hs
Apresentação de ações locais
Parte 03: 14h40min
Apresentação do Projeto Educação Ambiental Itinerante
o DEEA - Diagnóstico Estadual de Educação Ambiental (em construção)
o PEEA - Política Estadual de Educação Ambiental (em construção)
o SISEA - Sistema Estadual de Educação Ambiental (1ª etapa: levantamento/ 2ª etapa: mobilização)
o CIEA/MS - Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental
o Redes de Educação Ambiental (ReBEA, REAMS, Rede Aguapé)
Parte 04: 15hs
Formação de grupos temáticos para construção da PEEA, sendo os seguintes grupos temáticos:
o Competências o Princípios e Objetivos da Educação Ambiental
o Disposições gerais sobre a PEEA
o Educação Ambiental no ensino formal o Educação Ambiental não formal
o Gestão da Política Estadual de Educação Ambiental e recursos financeiros
GEF Rio Formoso
O projeto financiado pelo Banco Mundial é coordenado pela Embrapa Solos e conta com a participação da Embrapa Gado de Corte (Campo Grande-MS, coordenadora regional), Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados-MS) e Embrapa Pantanal (Corumbá-MS).
Também estão envolvidos a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Secretaria de Estado de Meio Ambiente, das Cidades, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia (Semac), Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), Conservação Internacional (CI Brasil) e Fundação Cândido Rondon (gestora financeira). O Projeto possui ainda outros colaboradores e co-executores importantes, como a Prefeitura Municipal de Bonito pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o IASB (Instituto das Águas da Serra da Bodoquena) e apoio técnico e institucional do Ibama.