quinta, 03 de setembro de 2009
MS Notícias
A interlocutora do Programa de Regionalização do Turismo da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur), Cristiane Ferrari, e a técnica de promoção e comercialização, Adélia Rezende, participam hoje do Encontro Nacional da Rede de Cooperação Técnica para Roteirização. O evento que acontece até sexta-feira (04) será realizado na sede do Sebrae Nacional, em Brasília.
No evento, representantes dos comitês gestores e parceiros das cinco macroregiões brasileiras receberão atendimento individual para aprimorar os projetos locais, apresentarão o planejamento estratégico elaborado por cada roteiro e realizarão intercâmbio de experiências.
Na segunda edição, cinco roteiros são desenvolvidos: Aparados da Serra (Sul); Roteiro Integrado do Sudeste (Sudeste); Travessia do Pantanal (Centro-Oeste); Rota 174 (Norte) e Civilização do Açúcar (Nordeste).
De acordo com Cristiane Ferrari, será entregue o plano de ações da rota Travessia do Pantanal que foi elaborado em parceria com os municípios de Miranda, Corumbá e Porto Murtinho e ainda as cidades de Cáceres e Poconé, no estado de Mato Grosso. "O objetivo é unir os empresários para vender um só Pantanal, independente de estados. Os roteiros até então eram vendidos separadamente, mas agora podemos indicar a rota passando pela cidade de Mato Grosso e eles nos indicam também", explicou.
Cristiane Ferrari disse, ainda, que o plano de ações vem sendo elaborado desde o mês de dezembro do ano passado com apoio do Sebrae e acredita que a parceria pode render bons resultados. "Com a realização de jogos da Copa de 2.014 em Cuiabá, o turista que resolver fazer a rota Travessia do Pantanal poderá vir para nosso Estado", afirmou.
Roteirização Turística
A Roteirização Turística é uma das estratégias adotadas pelo Ministério do Turismo (Mtur) para ampliar a oferta turística e estruturar os destinos, sem esquecer da inclusão social e da preservação dos valores culturais e ambientais de cada região. A ideia é aprimorar e integrar os roteiros turísticos, estimulando a permanência do turista, reforçando a cadeira produtiva e gerando mais negócios e empregos.
A Rede de Cooperação integra o poder público e a iniciativa privada. O projeto é uma realização do Ministério do Turismo e do Sebrae Nacional, com gestão do Instituto Marca Brasil.