sábado, 01 de agosto de 2009
MS Notícias
O livro "A Música de Mato Grosso do Sul", de Maria da Glória Sá Rosa (foto) e Idara Duncan, que recebeu o incentivo do Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul (FIC-MS), foi lançado nesta sexta-feira (31) no 10º Festival de Inverno de Bonito.
A obra, valorizada por centenas de fotos, percorre os caminhos da música urbana, erudita, sertaneja e fronteiriça em 380 páginas, em que compositores e intérpretes recompõem através da palavra as próprias criações, ao mesmo tempo em que fazem da música a grande metáfora da cultura de um Estado onde convivem identidades, línguas e culturas diferentes. O material tem como base a memória dos criadores de música e o interesse das autoras pelo resgate da arte sul-mato-grossense.
Destaca-se a parte denominada jornalismo cultural, em que foram ouvidos críticos, pesquisadores e produtores que analisam as influências indígena, boliviana, paraguaia, além das provenientes das diversas correntes vindas de outras regiões brasileiras.
Durante mais de quatro anos, as autoras conviveram com os mais diversos tipos de música, mas foi principalmente o discurso dos compositores que permitiu o levantamento das raízes, o conhecimento da música em suas diferentes dimensões, numa obra original que servirá de base a estudantes e ao público em geral para a valorização de uma arte definidora dos traços distintivos de inúmeras gerações.
Estavam presentes a solenidade o presidente da Fundação de Cultura, Américo Calheiros, e de Turismo, Nilde Brun. A programação do Festival traz hoje shows das bandas Fulerage, Curimba, teatro de sombras e a grande atração fica por conta do cantor carioca Seu Jorge, na Grande Tenda, às 23 horas. Confira todas as atrações em www.festivaldebonito.com.br