terça, 21 de julho de 2009
Embrapa Pantanal
A Embrapa Pantanal (Corumbá-MS), recebeu na sexta-feira (17) o geneticista de plantas americano Ken Vogel, supervisor de pesquisas em genética do serviço de pesquisas em agricultura dos Estados Unidos (ARS), ligado ao departamento norte-americano de agricultura (USDA).
O pesquisador fez palestra sobre o aumento do potencial de biomassa em forrageiras por meio do melhoramento genético e mostrou a alta produtividade e o potencial para bioenergia da gramínea nativa da América do Norte conhecida como switchgrass (Panicum virgatum). Lá a espécie é cultivada amplamente da região central até a costa leste, sem necessidade de irrigação, o que lhe confere grande viabilidade econômica.
Na manhã de sábado (11), acompanhados do pesquisador Ivan Bergier, Vogel e Miranda visitaram de barco áreas do rio Paraguai onde a Embrapa Pantanal realiza pesquisas, além de locais com ocorrência de camalotes, plantas aquáticas cujo potencial bioenergético está sendo pesquisado em parceria da Embrapa Pantanal e Agroenergia, Labex USA e Unicamp.